fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A fabricante de turbinas eólicas GE está atenta aos primeiros movimentos de um novo mercado no Brasil: o de parque eólico em alto mar. Segundo Emanuel Bertolini, CEO de Grid Solutions da GE Power para Américas, a companhia tem experiência e capacidade para desenvolver e fornecer todo o sistema de conexão e subestação para esse tipo de projeto. Além disso, a GE lançou recentemente sua megaturbina eólica offshore Haliade X, que possuí 12 MW de potência instalada, a maior do tipo no mundo.
“Estamos super atentos ao que se passa no wind offshore no Brasil”, disse Bertolini, que recebeu a jornalistas em uma das unidades da empresa em São Paulo, na última quarta-feira, 24 de outubro. “Estamos esperando um projeto de wind offshore da Petrobras com a Equinor… Temos muita experiência em projetos na Europa”, completou.
Há cerca de um mês as petroleiras Petrobras e a Equinor assinaram um memorando de entendimento para avaliação conjunta de projetos de energia eólica em alto mar. As empresas deverão realizar estudos para o desenvolvimento do primeiro projeto eólico offshore no Brasil. A Petrobras tem um projeto piloto em Guamaré, no Rio Grande do Norte. Já a norueguesa Equinor opera eólicas em alto mar no Reino Unido, Alemanha e Noruega.
A norueguesa Equinor foi escolhida por ser uma das petroleiras com maior êxito em eólicas offshore do mundo, com cerca de 2 GW em projetos em operação e construção. A planta piloto da Petrobras deverá operar em 2022.
A GE forneceu para o primeiro parque offshore nos Estados Unidos, construído pela Deepwater Wind e localizado a cerca de 5 quilômetros da costa de Block Island. Contudo, o projeto foi equipado com o modelo de turbina Haliade de 6 MW.
Segundo Bertolini, o Brasil tem um grande potencial para desenvolver usinas eólicas no mar. O mercado eólico offshore está crescendo no mundo e espera-se que cresça significativamente nas próximas duas décadas, passando dos atuais 14 GW instalados para 100 GW até 2030. A GE está investindo US$ 400 milhões nos próximos três anos no desenvolvimento e implantação da Haliade-X.
A Haliade-X 12 MW possui fator de capacidade de 63%. Cada ponto incremental no fator de capacidade representa, segundo a GE, US$ 7 milhões em receita para o empreendedor. Uma única turbina é capaz de abastecer 16 mil residências europeias, considerando as condições de vento em um local típico do Mar do Norte da Alemanha.