Barra Grande realiza leilão de créditos de carbono

Comercialização de mais de 492 mil VCUs quer fomentar mercado voluntário de redução de emissão de gases

A Energética Barra Grande S.A, concessionária da UHE Barra Grande, vai promover no próximo dia 7 de novembro o maior leilão de venda de créditos de carbono voluntários já realizado no Brasil. O objetivo é comercializar o montante de 492.647 Verified Carbon Units provenientes da usina, localizada no Rio Pelotas, entre os municípios de Anita Garibaldi/SC e Pinhal da Serra/RS.

Marcado para as 13 horas, o leilão será realizado por meio de plataforma de negociação digital em ambiente web. Cada VCU, um tipo de crédito de carbono do mercado voluntário equivale a 1 tonelada de dióxido de carbono, reduzido ou sequestrado em função de um projeto de mitigação ou redução de emissões de gases de efeito estufa.

A comercialização dos VCUs pretende fomentar o mercado voluntário de reduções de emissões de gases do efeito estufa, trazendo à tona o debate sobre a importância da redução dessas emissões e consolidando a posição do Brasil como detentor de uma matriz energética limpa. Este ano, a Baesa já negociou 651 mil créditos de carbono em negociações bilaterais.

Mais informações sobre o edital de venda dos créditos de carbono e habilitações podem ser encontradas nos arquivos disponíveis no seguinte link para download: www.baesa.com.br/baesa/downloads/arquiv_ccarb_br.zip