O grande vencedor do Prêmio Fornecedores do Ano 2018, concedido pela Iberdola, foi a empresa brasileira WEG, que fabrica motores elétricos e transformadores. A premiação foi realizada na última terça-feira (30), no Campus Iberdrola de San Agustín de Guadalix, em Madrid.

Durante o evento, outras 11 companhias de oito nacionalidades diferentes foram reconhecidas. A finalidade do prêmio é incentivar, promover e reconhecer a excelência, o desenvolvimento sustentável, a qualidade, a internacionalização, a inovação, a responsabilidade social das empresas, a criação de empregos e a prevenção de riscos.

Os Prêmios Globais da Iberdrola constam em 12 categorias: Fornecedor do Ano; Equipamentos; Qualidade e Resposta de Serviço; Serviços Energéticos; Serviços não Energéticos; Meio Ambiente; RSC; Competitividade e Inovação; Diversidade e Igualdade; Segurança e Saúde no Trabalho; Serviços de Construção e Internacionalização.

Com o reconhecimento, a WEG converteu-se no principal fornecedor de transformadores do Grupo e possui centros de produção em três países, com uma especial relevância para a Iberdrola no Brasil, México e Estados Unidos, onde contribui para a criação de empregos local, atualmente com mais de 29 mil trabalhadores.

A cerimônia de premiação contou com a participação de cerca de 340 convidados, incluindo representantes de 167 fornecedores da empresa de diferentes países e vários setores. Entre outros executivos da fabricante estiveram presentes o presidente do Grupo Iberdrola, Ignacio Galán; o diretor geral dos Negócios, Francisco Martínez Córcoles, o diretor geral de Finanças e Recursos, José Sainz Armada; os diretores globais das áreas de Liberalizado, Aitor Moso e Renovables, Xabier Viteri, ou o diretor de Compras e Seguros, Asís Canales.

Galán salientou durante seu discurso que com os fornecedores “respondemos hoje aos importantes desafios impostos pela ONU aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para os quais o papel das empresas – grandes e pequenas – é fundamental”. Além disso, ele ressaltou que “a Iberdrola continuará a ser um motor de crescimento industrial nos países em que está presente, exercendo um importante efeito impulsionador sobre milhares de fornecedores em todo o mundo”.

Reflexo da grande parceria desenvolvida com a WEG na aquisição de transformadores, a celebração reconhece os serviços prestados pela multinacional brasileira. “O prêmio é um reconhecimento da eficiência e qualidade de nossos produtos e serviços e certamente é motivo de orgulho para todos os nossos colaboradores a nível mundial, uma vez que ratifica a forte orientação do Grupo WEG no crescimento contínuo da relação entre cliente e fornecedor”, comentou Alessandro Hernandez, diretor Comercial da WEG.

Segundo o presidente da Iberdrola, apenas “profissionais competentes, inovadores, eficientes e responsáveis ​​podem nos ajudar a cumprir nossos planos para o futuro. Um futuro que visualizamos verde e digital “. A multinacional, que emprega mais de 400.000 pessoas através de suas compras, planeja fechar o ano com um volume de prêmios de mais de 9 bilhões de euros, 5% a mais do que no ano anterior. A maioria dos contratos foi para fornecedores dos países de referência da empresa – Estados Unidos, Espanha, Brasil, Reino Unido e México -, mas também para empresas de outros Estados nos quais o Grupo desenvolve projetos de iniciativas, como Portugal ou França.