A perspectiva de avanço do mercado livre nos próximos anos e a possibilidade de atender a uma fatia de comercializadoras que ainda não possuem seu back office informatizado atraiu a atenção da ALFA Sistemas de Gestão. A empresa, que possui 16 anos de atividades no segmento de ERPs, elegeu esse mercado como uma de suas prioridades. A meta ambicionada é a de conseguir cerca de 60% do mercado que atualmente é de 251 empresas, de acordo com números da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

O espaço que a companhia quer ocupar fica entre os sistemas que são integrados ao da CCEE com a parte operacional da comercializadora, que tratam do dia a dia burocrático e que ainda não está totalmente automatizado. “Nós temos uma carteira de clientes com relacionamentos de longo prazo. Trata-se de uma solução com analytics, com a geração de informações e indicadores gerenciais em tempo real, como por exemplo, fluxo de caixa dos contratos de energia e DRE”, explicou um dos sócios fundadores, Fábio Rogério.

Esse mercado não é novo na vida da ALFA, uma vez que possui em sua carteira de clientes a chinesa CTG Brasil e mais recentemente a Boven Energia. Segundo outro sócio, Alexandro Dias, já há mais novos contratos em fase de fechamento e que em breve serão anunciados.

Nesse sentido, a ALFA apontou algumas entre as principais funcionalidades para o SAP Business One, uma ferramenta que leva cerca de três meses para ser implantada, a atuação no controle de fluxo de caixa, funções contábeis, DRE, faturamento e cobrança, pagamentos de impostos, geração das obrigações fiscais, tais como: SPEDs, REINF, substituições tributárias de acordo com as regras de cada estado (GIA ST).

O SAP Business One é fornecido em nuvem e pode ser acessado via equipamentos móveis como smartphones. Todas essas atividades, podem ser realizadas de forma automática, pois o ERP é preparado para essa função, sendo que o preço por usuário parte de R$ 560,00 por mês. Liberando a empresa a focar realmente no que é importante, o seu negócio principal que é a comercialização de energia elétrica, um mercado que vem crescendo, como mostram os dados da CCEE e ainda tem um forte potencial pela frente com a proposta de abertura do mercado livre que consta da CP 33.

De acordo com uns dos diretores da Boven, Diogo Bittencourt, o SAP Business One foi contratado para suportar o crescimento da empresa. “Devido a um acentuado crescimento nos últimos anos, sentimos a necessidade de um ERP que atendesse nossas exigências de excelência operacional, com possibilidade de expansão e integração com nossos negócios. Sinônimo de robustez e tradição a SAP agrega flexibilidade com o SAP Business One. E por esses motivos decidimos implementar este sistema e, escolhemos a ALFA Sistemas de Gestão como integradora, dadas suas competências e compromisso assumido com o mercado de Energia e, em particular, com a Boven”, salientou Bittencourt, que também é responsável pelo projeto.

A SAP estimula seus parceiros a assumirem essa postura para proporcionar um conhecimento mais profundo. “Além da ‘grife’, a SAP é líder de mercado e, queremos levar às comercializadoras a oportunidade de usufruir de um ERP de ponta com baixo investimento”, definiu Rogério.

Alexandro Dias; Joost Tigelaar (Vice-Presidente da SAP); Fábio Pereira

Inclusive, de olho nessa estratégia, a empresa estará presente no 10º Encontro Anual do Mercado Livre, a ser realizado entre os dias 22 e 24 de novembro, no Tivoli Ecoresort Praia do Forte (BA), o maior evento do segmento de comercialização, realizado pela UBM – Grupo CanalEnergia. A executiva de contas para a área, Carla Motta, estará presente no local. Além disso, a empresa ainda destacou que em paralelo há uma equipe que já vem prospectando novos clientes e a expectativa é de que em alguns dias já haja a expansão do seu alcance no segmento de comercializadoras. Inclusive, já está de olho nas futuras empresas que poderão ser autorizadas a atuar no segmento, pois havia até este mês uma relação de 43 pedidos de registro, segundo a CCEE.

“É importante quando o cliente vê que a solução agrega valor ao seu negócio, há clientes nossos que pretendiam ter a solução apenas em 2019 e quando viram que em três meses teriam a implantação do sistema, fecharam o contrato conosco em 25 dias. Não é uma solução complexa é um produto maduro e que vem sendo desenvolvido por nós de acordo com as especificidades das comercializadoras, que basicamente atuam de uma forma semelhante, o que traz um track record ao passar do tempo que deixará essa implantação cada vez mais fácil”, apontou Dias.

Para conhecer mais sobre a ALFA Sistemas e o SAP Business One, acesse: https://alfaerp.com.br/segmentos/energia/

(Nota da Redação: Conteúdo patrocinado produzido pela equipe da Agência CanalEnergia)