ONS e ISA Cteep celebram acordo de cooperação técnica para P&D

Contrato visa a elaboração de projetos tecnológicos em atendimento ao Plano Diretor de Desenvolvimento Tecnológico- PDDT do Operador

Com o objetivo de oficializar a parceria para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento, o ONS e a ISA Cteep firmaram um acordo de cooperação técnica para atender às demandas do Plano Diretor de Desenvolvimento Tecnológico – PDDT do ONS, que busca a criação de um portfólio de projetos tecnológicos a serem implementados a curto, médio e longo prazos. A assinatura do acordo aconteceu na última quarta-feira, 31 de outubro, entre os diretores da Isa Cteep, Carlos Ribeiro e Rafael Noda e o Diretor de Operação do ONS, Sinval Gama.

Para a implementação do PDDT, o Operador atua como elemento catalisador de parcerias entre agentes setoriais e desenvolvedores, a fim de fomentar o desenvolvimento de projetos de cunho sistêmico por meio do Programa de P&D da Aneel. O primeiro fruto deste trabalho é o projeto desenvolvido pelas equipes técnicas das duas entidades, intitulado “Simplificando e otimizando a execução de instruções operacionais de forma segura, colaborativa e auditável entre Centros de Operação”.

Esse projeto prevê a criação de um novo sistema de comunicação entre os agentes e o ONS, sendo financiado pela companhia paulista e desenvolvido pelas empresas InForma e Smartiks. A reunião de kick-off desse projeto foi realizada também no dia 31 de outubro, após a celebração do acordo de cooperação.

A iniciativa está alinhada com a Visão do ONS para o horizonte 2030, de “ser protagonista na evolução do Setor Elétrico Brasileiro, com independência e elevada capacidade de antecipação e adaptação às transformações tecnológicas e institucionais”.