ABB fecha acordo com Furnas para fornecimento de sistemas de transmissão

Pedido de 20 milhões de dólares em solução de FACTS impulsionará a capacidade de transmissão e melhorará a qualidade da energia para consumidores brasileiros

A ABB assinou um contrato de cerca de 20 milhões de dólares com Furnas para fornecer sistemas elétricos que permitirão que as linhas existentes de corrente alternada transmitam níveis mais elevados de energia ao Sudeste do país, região densamente populosa. Os sistemas turnkey serão instalados próximos à Brasília.

Com uma extensa rede de transmissão e distribuição, o Brasil é o maior mercado de energia elétrica na América Latina, com a maior parte da capacidade de geração vindo das hidrelétricas nas regiões Norte e Centro-Oeste do país e por parques eólicos localizados pelo Nordeste e ao longo da costa leste. A corrente elétrica é transmitida por longas distâncias até os centros urbanos localizados no Sudeste.

Esta interconexão Norte-Sul ajuda a otimizar o uso da energia hidrelétrica e eólica, visto que o fluxo energético pode ocorrer em ambas os sentidos. Em consequência disso, o abastecimento de energia se torna mais confiável e a qualidade de energia é melhorada.

“A ABB tem sido uma parceira de longa data no desenvolvimento da infraestrutura energética brasileira”, afirmou Patrick Fragman, Head da unidade de negócio de Integração de Redes da parte da divisão de Power Grids da companhia, que completou seu comentário dizendo que a instalação FACTS “aumentará a disponibilidade de energia e melhorará a confiabilidade para os consumidores brasileiros”.

As tecnologias de compensação em série fazem parte da família de Sistemas Flexíveis de Transmissão de Corrente Alternada (FACTS) da multinacional, que aumentam a capacidade de transmissão e melhoram a estabilidade energética.