fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A carga de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) para o mês de novembro está estimada em 66.926 MW médios, variação positiva de 1,4% na comparação com igual período de 2017, informou o Operador Nacional do Sistema (ONS), em boletim divulgado nesta sexta-feira, 9 de novembro. A previsão divulgada há uma semana indicava que a carga apresentaria crescimento de 2,1%.
“Apesar do processo de recuperação gradual da economia brasileira, as expectativas que ainda perduram em função da mudança de governo a partir de janeiro de 2019, tem impactado o comportamento da carga do SIN”, destacou o ONS.
As previsões de carga para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, que juntos representam cerca de 76% da carga total do SIN, indicam, respectivamente, taxas de crescimento de 1,7% e 0,4%, em relação a novembro do ano passado.
Para o subsistema Nordeste, a expectativa de manutenção das elevadas temperaturas e baixos índices de precipitação nas capitais da região, são os principais fatores que se associam à taxa de crescimento esperada de 3,5%, em relação a novembro de 2017.
Para o subsistema Norte, a redução na carga de um consumidor livre conectado na Rede Básica, desde abril do ano em curso, justifica o decréscimo de 2,8% em relação a novembro do ano passado.
AFLUÊNCIAS
O ONS também revisou a previsão de Energias Naturais Afluentes (ENAs) para novembro. Os novos números indicam chuvas próximas a 116% da média histórica no Sudeste/Centro-Oeste; 118%, no Sul; 70%, no Nordeste; e 81%, no Norte. A expectativa é que os reservatórios cheguem ao final do mês nos seguintes níveis: 21,1% no Sudeste; 73,4% no Sul; 27,8% no Nordeste; e 20% no Norte.