A agência de classificação de risco S&P Global Ratings atribuiu o rating de emissão preliminar ‘brAAA’ à futura emissão de debêntures senior secured da Celeo Redes Transmissão na Escala Nacional Brasil. A perspectiva do risco é estável.
A empresa planeja emitir R$ 565 milhões em debêntures, com amortizações e pagamento de juros semestrais e vencimento final em novembro de 2023. Os recursos serão utilizados para quitar as dívidas existentes com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e também para distribuir dividendos ao seu acionista controlador, a Celeo Redes Brasil.
O rating preliminar atribuído à emissão de debêntures da empresa reflete a visão da S&P sobre a estabilidade e previsibilidade de projetos com ativos de transmissão de energia, os quais apresentam baixo risco nas operações, além da ausência de risco de mercado, uma vez que as receitas dependerão unicamente da disponibilidade dos ativos para o sistema elétrico brasileiro.
De acordo com a agência, a estimativa é que o repagamento das debêntures será realizado pela combinação de distribuição de dividendos e pagamento de mútuos entre os ativos operacionais e a holding, resultando em um Índice de Cobertura do Serviço da Dívida (ICSD) mínimo de 1,18x até o pagamento final das debêntures em 2023. No entanto, o fator determinante do rating é a exposição do projeto ao risco de refinanciamento, já que 55% do principal de suas debêntures vencerá em novembro de 2023.
Na avaliação da S&P, a regulação para o setor de transmissão de energia elétrica oferece estabilidade e previsibilidade à geração de fluxos de caixa da VCTE e da LTT, as quais estão em operação desde 2006 e 2008, respectivamente. Os projetos se beneficiam do modelo de remuneração de transmissão no Brasil, onde suas receitas estão associadas apenas à disponibilidade das linhas de transmissão ao longo do ano, sendo a RAP determinada no início da concessão, ajustada anualmente pela inflação e sujeita a uma redução pré-fixada de 50% no 16º ano de operação – que será em maio de 2021 à VCTE e em dezembro de 2023 à LTT.