A Comissão de Infraestrutura do Senado marcou para a manhã do próximo dia 27 de novembro a sabatina de Elisa Bastos Silva. Técnica da Assessoria Econômica do Ministério de Minas e Energia, Elisa foi indicada para a vaga aberta na diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica com o término do mandato do economista Tiago de Barros Correia.
A indicação foi enviada ao Senado pela Presidência da República em 18 de setembro, e tem como relator o senador Wilder Morais (DEM-GO). Caso o nome seja aprovado na comissão, após a sabatina, ele ainda terá de passar pelo plenário do Senado.
A técnica do MME é analista de sistemas com mestrado e doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicamp. Sua pesquisa é focada em mercado de energia elétrica, mas especificamente na otimização de leilões de geração. Ela também passou pela Companhia Energética de Goiás (CELG).
Resolução 63
Com a decisão da CI nesta terça-feira, 20, a diretoria da Aneel decidiu prorrogar por mais oito sessões o prazo de pedido de vistas feito pelo diretor-geral, André Pepitone, no processo que trata da revisão da Resolução Normativa 63/2004. A norma trata da aplicação de penalidades às empresas do setor e às instituições responsáveis pela operação do sistema (ONS), pela comercialização de energia elétrica e pela gestão de recursos provenientes de encargos setoriais (CCEE).
A entrada de mais um diretor, segundo Pepitone, vai contribuir para a discussão, antes da aprovação do texto final da norma. A proposta com as mudanças na resolução 63 passou por audiência pública e está pronta para ser votada. O processo seria deliberado na reunião semanal desta terça-feira, 20 de novembro, mas sua votação foi adiada com a extensão do pedido de vistas.