A Cesp anunciou que está apenas aguardando as últimas formalidades para efetivação da transferência de suas ações negociadas no leilão do dia 19 de outubro deste ano, quando o governo paulista vendeu 36% do seu capital social para a Votorantim Energia e para o fundo de pensão canadense CPPIB. A informação foi passada durante teleconferência com investidores e imprensa nesta quinta-feira, 22 de novembro, pelo Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da companhia, Almir Martins.

Almir explicou que, após obter o parecer favorável do CADE na última sexta-feira (16), a empresa tem que aguardar até 15 dias para possíveis contestações. Após este tempo e não havendo qualquer manifestação contrária, o processo será transitado e julgado em 3 de dezembro.

“Falta ainda o parecer da Aneel, que deve ficar para semana que vem”, comentou o executivo, afirmando que as informações adicionais já foram passadas pelo Grupo Votorantim.

Caso tudo transcorra normalmente, o cronograma da companhia prevê para 12 de dezembro a data de pagamento dos compradores. “Só assim que o processo de transferência das ações será devidamente concluído, após o pagamento”, afirmou Almir.

Na ocasião, o executivo também foi questionado sobre as expectativas com o GSF para o 2019, e centrou sua resposta pela referência indicada no InfoPLD da CCEE, divulgado em novembro. “Esperamos um ano melhor, com expectativa de 87% para o PLD”, resumiu.

Sobre as compras de energia no terceiro trimestre de 2018, o Diretor reiterou que a empresa buscou realizar uma política de aquisições evitando os altos preços do PLD, comprando em vários meses do ano, em quantidades variadas e com preços distintos.

“Estamos muito felizes com nossas interações. Compramos em média 240 MW/médios para o ano, com um preço médio de compra de R$ 350,00, o que nos gerou uma economia na ordem de R$ 200 milhões”. Para o ano que vem, a Cesp afirmou que ainda não decidiu como será de fato sua atuação no mercado, questão que ainda se encontra sob análise neste final de ano para a companhia.