A GE Power foi escolhida pela Kerui Metodo Construção e Montagem S.A para fornecer a solução e-house que fará parte da construção de uma unidade de processamento de gás natural em Itaboraí, no estado do Rio de Janeiro. A contratante é liderada pela chinesa Shandong Kerui Petroleum e pela brasileira Metodo Potencial e a unidade em questão, também conhecida como UPGN, faz parte do projeto de gás natural Rota 3, concebido para transportar e processar a matéria-prima de gás natural do pré-sal da Bacia de Santos, da Petrobras para Itaboraí. A unidade será a maior do tipo no Brasil, com capacidade para processar até 21 milhões de metros cúbicos por dia.

Estendendo-se por uma área de 800 metros quadrados, a solução de e-house fornecida pela GE de forma personalizada será a maior do gênero na América Latina. A solução se resume a uma sala externa modular que abriga transformadores, painéis de distribuição, painéis de média tensão, sistemas de acionamento de velocidade variável e barramento. Ela conectará cada parte do equipamento elétrico, fornecendo energia, proteção, controle e distribuição a todos os equipamentos envolvidos no processo de gás.

“Uma vez concluído, o projeto quase dobrará a capacidade de descarregamento e processamento de gás do pré-sal. Dada a sua escala e complexidade, é essencial que todas as tecnologias adotadas na unidade sejam confiáveis ​​e robustas”, avaliou Ivo Vieitas, vice-presidente da Método Potencial e que se mostrou satisfeito com o trabalho da GE, cuja solução elétrica será uma peça indispensável na extração e processamento de petróleo e gás.

“A solução e-house está comprovada para reduzir os riscos de interrupções. Sua disponibilidade e confiabilidade suportam e impulsionam a eficiência da unidade de processamento e, portanto, sua produtividade e receita”, afirmou Ed Torres, CEO da divisão Naval e Óleo & Gás, do negócio de Power Conversion da GE. “Estamos entusiasmados por sermos escolhidos para implementar nosso conhecimento em engenharia elétrica para fornecer uma solução tão complexa para esse projeto histórico de petróleo e gás”, explicou Torres.

Para Azeez Mohammed, presidente e CEO da GE Power Conversion, o aumento do preço do petróleo tornou as atividades do óleo e gás mais uma vez viáveis ​​e lucrativas. “A aplicação de tecnologia para extrair mais valor dos recursos naturais de forma mais eficiente estimulará ainda mais o renascimento do setor ”, prevê o CEO, mostrando que a empresa está imbuída em trazer soluções personalizadas de e-house voltadas para eletrificar projetos em todo o mundo com alto desempenho.