O ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Luiz Barroso, foi eleito coordenador geral do comitê Power System Operation, Planning, and Economics (PSOPE) da IEEE Power and Energy Society (PES) para um mandato de dois anos. Este é o posto mais alto que um brasileiro já ocupou em termos de coordenação de atividades técnicas na IEEE PES. A eleição ocorreu em agosto de 2018, no encontro geral da organização, realizado nos Estados Unidos.
O PSOPE é o maior comitê da IEEE PES, que cuida globalmente dos desafios técnicos e acadêmicos associados à operação, planejamento e economia da energia dos sistemas de potência do futuro. Barroso já era vice coordenador deste comitê desde 2016. O executivo é membro sênior do IEEE desde 2007, recebeu em 2010 o prêmio IEEE PES Outstanding Young Engineer Award, que reconhece profissionais de até 35 anos por suas contribuições destacadas na liderança de atividades técnicas na IEEE PES e outras sociedades técnicas.
Sob o guarda chuva deste comitê estão cinco subcomitês que cuidam de operação, planejamento e inovação em geração, transmissão e distribuição, onde estão organizadas cerca de 30 grupos de trabalho em temas relacionados desde o papel do consumidor do futuro e novas tecnologias até algoritmos para a operação e planejamento nos sistemas de potência em transformação. A participação neste comitê é voluntária e aberta a qualquer membro do IEEE.
Criado em 1884, o IEEE é a principal sociedade técnico-profissional mundial dedicada ao avanço da teoria e prática da engenharia nos campos da eletricidade, eletrônica e computação. A organização tem mais de 500 mil associados, entre engenheiros, cientistas, pesquisadores e outros profissionais, em cerca de 150 países.
Luiz Barroso é graduado em Matemática e possui mestrado e doutorado em Pesquisa Operacional (otimização). Em seu curriculum, além da presidência da EPE de 2016 a 2018, possui atuação como Diretor Executivo da PSR, consultoria onde esteve por 18 anos. É  Pesquisador Associado do Instituto de Investigación Tecnológica (IIT) da Universidad Pontificia Comillas (Madrid, Espanha) desde 2013. De 2009 a 2016 foi coordenador  acadêmico e instrutor do Centro de Treinamento e Estudos em Energia, unidade de treinamento do Grupo CanalEnergia.
Desde o início de sua carreira profissional Barroso tem liderado estudos em cerca de 30 países nas Américas, Europa, África e Ásia em diversas áreas. Além disso, participa de desenhos de mecanismos para o desenvolvimento de mercados regionais e de integração de renováveis, incluindo estudos energéticos e econômicos. Ele possui forte atuação acadêmica, com mais de 200 artigos publicados e atuação como editor associado de diversas revistas acadêmicas de relevância na IEEE PES.