Copel revisa cronograma de obra de transmissão

Entrada em operação do compensador estático da subestação Santa Bárbara do Oeste foi adiada em dois meses por aguardar emissão de termo junto ao ONS

A Copel revisou o cronograma de obras do empreendimento da SPE Mata de Santa Genebra foi revisado. A data de entrada em operação do compensador estático da subestação Santa Bárbara do Oeste, que compõem o sistema da transmissão Mata de Santa Genebra (MSG), prevista para novembro de 2018 foi revisada para janeiro de 2019, pois, apesar desta etapa já estar concluída, aguarda a emissão do Termo de Liberação de Testes (TLT) por parte do Operador Nacional do Sistema Elétrico, que devido à existência de pendência em outras instalações do projeto, depende de aprovação específica da Aneel. Esse processo, acrescentou, encontra-se em tramitação. Em 22 de outubro de 2018, a MSG encaminhou ofício à agência reguladora solicitando flexibilização para emissão TLT específico para o compensador estático (-300/+300) Mvar.
A Copel relatou que, em resposta, a Superintendência de Concessões, Permissões e Autorizações de Transmissão e Distribuição emitiu, em 8 de novembro de 2018, a nota técnica nº 0756/2018-SCT/ANEEL onde encaminha para a Diretoria da Aneel a avaliação do pedido. E que agora aguarda a finalização administrativa do processo que tramita na agência, sob o número 48500.003978/2015-11, para que o ONS possa liberar o TLT específico e consequentemente, o início da fase de Operação das Instalações.