O conselho de administração da Petrobras aprovou o Planejamento Estratégico com visão até 2040 e o Plano de Negócios e Gestão para o período de 2019 a 2023. Estão previstos no PNG US$ 84,1 bilhões em investimentos em suas atividades produtivas, cerca de US$ 10 bilhões a mais do que o previsto em seu último plano de negócios. Desse total, cerca de US$ 400 milhões estarão destinados para energias renováveis. De acordo com a empresa, a estratégia para a área consiste em atuar em negócios de energia renovável de forma rentável, com foco em eólica e solar no Brasil.

O Plano sinaliza na área com a participação da Petrobras em leilões de energia solar, entrada gradual no mercado de geração solar distribuída, projetos em eólica offshore para a próxima década, a produção de bioquerosene de aviação e GreenDiesel em plantas integradas às refinarias e as parcerias com Total e Equinor em andamento na área eólica onshore e offshore, respectivamente.

O novo plano tem três motores centrais de geração de valor para a empresa: um nomeado pela companhia de ‘força motriz’, no qual estão os grandes ativos de geração de caixa das áreas de Exploração e Produção e Refino, Transporte e Comercialização. Para continuar evoluindo no mercado de energia, será necessário expandir e integrar mais as demais competências da companhia, buscando oportunidades de investimento na cadeia integrada de gás, energia e petroquímica, motor batizado de ‘força para evoluir’. Já os investimentos em energias renováveis representam o motor ‘movimento para o futuro’.

Para Gás e Energia, estão previstos US$ 5 bilhões. Atualmente, os principais projetos são a UTG Sergipe, para viabilizar escoamento e processamento de gás dos campos de águas profundas de Sergipe/Alagoas; a Rota 3, que está em execução, formada por UPGN, Gasoduto Rota 3 e Dutos Norte para aumentar o escoamento e processamento de gás do pré-sal e a Rota 1, a adequação da UTGCA para processar o gás do pré-sal. Para o futuro, a Petrobras quer desenvolver posição no mercado global de gás natural, com a busca por suprimento competitivo e de longo prazo e o aumento da atividade de otimização com trading do produto.