A expansão da capacidade instalada de geração no Brasil deverá fechar o ano com 6.123 MW. O dado foi informado pelo  Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que reuniu-se nesta quinta-feira, 6 de dezembro. O destaque foi a entrada em operação comercial de 1.262,1 MW no mês de novembro, totalizando 6.123 MW de capacidade instalada de geração de energia elétrica, no ano, até 6 de dezembro. A Usina Hidrelétrica (UHE) Belo Monte também teve ênfase na reunião pela liberação da operação comercial das unidades geradoras UG11 e UG12 de 611 MW cada uma.
No balanço apresentado, o grupo contabilizou ainda o acréscimo de 100 MVA de capacidade de transformação que começaram a operar na Rede Básica, o que totalizou expansão de 3.436 km de linhas transmissão e 12.505 MVA de transformação.
Já sobre o estado de Roraima, o único ainda que não faz parte do SIN, o Comitê decidiu operar de forma estratégica e diferenciada para os dias de festa de fim de ano, utilizando-se geração termelétrica local, com o objetivo de prover maior segurança para o fornecimento de energia na capital Boa Vista.