Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A carga de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) deverá atingir 67.490 MW médios em dezembro, informou o Operador Nacional do Sistema (ONS) nesta sexta-feira, 7. Se confirmada a previsão, representará um crescimento de 1,3% na comparação com igual período de 2017.

No entanto, na primeira revisão do Programa Mensal da Operação (PMO), ONS apontou mudanças no comportamento da carga dos submercados. A nova previsão indica que haverá variação positiva no Sudeste (2%), no Sul (0,1%) e no Nordeste (3,3%). A carga do Norte deverá apresentar recuo de 5,2% em dezembro, sem na comparação anual.

A nova previsão para os reservatórios indica que o Sudeste terminará o mês com 31,9% de armazenamento máximo; Sul (64,2%); Nordeste (44,4%); e Norte (28,8%). Em relação à semana passada, houve uma piora nas expectativas de afluências no Sudeste, de 121% para 115% da média história e no Sul (83% para 74%). A previsão do Nordeste evoluiu positivamente de 91% para 99% da MLT e o Norte saiu de 90% para 126%.