CCEE lança contabilização sombra com dados individualizados

Instituição promoverá um workshop em 19 de dezembro para orientar os agentes sobre como fazer o melhor uso dessas informações

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) lança nesta sexta-feira, 14 de dezembro, a contabilização sombra do Mercado de Curto Prazo (MCP) com dados individualizados, considerando a precificação com base horária. Com essas informações, os agentes poderão analisar os impactos financeiros da aplicação do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) com atualização horária. Hoje o PLD é atualizado semanalmente, em patamares de carga.

“Quando lançamos o PLD horário sombra, muitos agentes nos solicitaram o rebatimento desta mudança em seus negócios. Então nos esforçamos bastante para fornecer os dados financeiros individualizados, permitindo a identificação dos impactos em cada agente. Nosso objetivo é auxiliar nossos associados nas suas tomadas de decisão”, ressalta Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da CCEE. O PLD horário está programado para entrar em vigor em janeiro de 2020.

Nesta primeira divulgação, a CCEE apresenta a contabilização sombra do PLD horário referente a outubro/2018. Os dados utilizados são os mesmos utilizados no processamento certificado, com exceção do PLD e patamares de carga. Os resultados decorrentes dos processamentos não são certificados, portanto os relatórios não contêm certificado digital. Vale ressaltar que os resultados não consideram os ajustes financeiros calculados via Mecanismo Auxiliar de Cálculo – MAC e decisões judiciais.

Para facilitar a navegação dos usuários no acesso ao DRI (Divulgação de Relatórios e Informações), foi criada uma DRI sombra com os mesmos produtos da contabilização oficial. Ao todo, os agentes terão 45 relatórios disponíveis e a consulta dinâmica, que permitirá comparar os resultados da contabilização sombra com contabilização oficial e gerar diversos gráficos dinâmicos.

“Desenvolvemos um ambiente amigável ao agente, pois ele já está acostumado com a divulgação de dados nesta plataforma. Ele poderá promover uma série de comparativos, o que tornará a análise muito rica”, ressalta Altieri.

Para auxiliar os agentes em suas análises, além dos dados na DRI e do InfoMercado Mensal Sombra, a CCEE promoverá um Encontro sobre Preço Horário e Contabilização Sombra, em 19 de dezembro às 14h, no hotel Meliá, localizado na Avenida Paulista, 2181 – Consolação – São Paulo. Além disso, foi instituído um grupo interno multidisciplinar para auxiliar no esclarecimento de dúvidas dos agentes sobre os resultados da contabilização sombra.