O conselho de administração da Cemig aprovou a transferência de oito subsidiárias integrais para a Cemig-GT. As empresas são de geração e comercialização de energia e a alteração será feita em conjunto. A transferência contou com a anuência prévia da Aneel e foi realizada pelo montante de R$ 396,9 milhões com base em Laudo de Avaliação Patrimonial, a valores contábeis, na data base de 30 de outubro último. A empresa informou que este laudo será atualizado até a data da efetiva contraprestação em dinheiro a ser quitada pela Cemig GT.
Fizeram parte dessa operação a Sá Carvalho, Horizontes Energia, Rosal Energia, Cemig PCH, Empresa de Serviços de Comercialização de Energia Elétrica, Usina Termelétrica do Barreiro, Cemig Comercializadora de Energia Incentivada e a Cemig Trading.
De acordo com o comunicado, a empresa busca racionalizar sua estrutura societária, possibilitando às empresas aumentar a eficiência operacional e a rentabilidade. Além disso, as subsidiárias não possuem endividamento financeiro e apresentam consistente histórico de resultado positivo, sendo fortes geradoras de caixa e distribuidoras de dividendos. As empresas serão consolidadas integralmente no resultado da Cemig GT a partir do próximo exercício social.