Por favor, preencha o formulário abaixo para informar o erro.
Três novas espécies de peixes foram descritas com base no trabalho do Programa de Monitoramento e Estudos da Ictiofauna na região de influência da UHE Teles Pires (MT/PA, 1.820 MW), localizada no rio de mesmo nome e que é controlada pela Neoenergia (51%), que tem como sócias as estatais Eletrosul (24,5%) e Furnas (24,5%). As novas espécies são Myleus pachyodus, Ageneiosus apiaka e Hyphessobrycon pinnistriatus. É o resultado do Programa de Monitoramento e Estudos da Ictiofauna desde 2012.
De acordo com os dados da empresa, entre os anos de 2015 a 2018, 1.308 exemplares de peixes coletados de todas as espécies registradas foram encaminhados ao Laboratório de Ictiologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (LIRP/USP). Os exemplares foram coletados durante as atividades do programa, desenvolvido em parceria com a empresa Bios Soluções Ambientais e avaliado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
As atualizações das informações relacionadas à identificação e à distribuição das novas espécies do Rio Teles Pires teve como base a literatura atualizada, a consulta ao pesquisador especialista em taxonomia de peixes amazônicos Willian Massaharu Ohara (USP) e as informações publicadas no Livro Peixes do Rio Teles Pires: Diversidade e Guia de Identificação (Ohara et al., 2017), também publicado pela UHE Teles Pires.
O biólogo e mestre em Zoologia Felipe Talin Normando, da empresa Bios, destaca que outras dez espécies ainda estão sendo estudadas e, possivelmente, podem se tornar novos registros para o Rio Teles Pires.
As três novas espécies foram descritas no Journal of Fish Biology, respeitada publicação científica britânica. O peixe da espécie Myleus pachyodus recebeu a designação de “dentuço” – pela característica de ter dentes grossos e volumosos, ao contrário de seus congêneres, que têm dentes finos. Já o peixe da espécie Ageneiosus apiaka presta uma homenagem ao povo indígena Apiaká, que habita a região do Rio Teles Pires e seus afluentes nos estados de Mato Grosso e Pará.