fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A carga nacional de energia elétrica (consumo + perdas) deve alcançar 70.018 MW médios em dezembro. Caso a previsão de confirme, significará um aumento de 5,1% na comparação com o mesmo período de 2017. O crescimento será puxado pelos submercados Sudeste (8,1%) e Sul (5,6%), informou o Operador Nacional do Sistema (ONS). Há uma semana, a previsão apontava para um crescimento de 1,8% em dezembro deste ano. Clima quente leva ao uso intensivo de condicionadores de ar, que por sua vez aumentam o consumo de energia.
O ONS também atualizou nesta sexta-feira, 21 de dezembro, as Energias Naturais Afluentes (ENAs), que é a chuva que chega aos reservatórios das hidrelétricas para depois de transformar em energia elétrica. A previsão indica ENAs de 94% da média histórica no Sudeste, 72% no Sul, 85% no Nordeste e 170% no Norte.
Com isso, os reservatórios deverão terminar último mês de 2018 com armazenamento de 26,8% no Sudeste, 58,7% no Sul, 39,2% no Nordeste e 38,8% no Norte. Os dados constam na revisão nº 3 do Programa Mensal da Operação (PMO) do ONS.