Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A previsão de carga para o Sistema Interligado Nacional em janeiro de 2019 é que ela fique 4% acima do registrado no ano passado, com 71.282 MW med. Essa expectativa é superior ao aumento de 3,7% previsto no PMO de janeiro. De acordo com dados do Sumário da primeira revisão do Programa Mensal de Operação, a carga no subsistema Sudeste deve crescer 4,3%. A carga terá maior aumento no Sul, em que ela vai aumenta em 5,6%. No Norte haverá a menor variação, subindo apenas 0,3%.

Segundo o ONS, o comportamento da carga do SIN previsto para janeiro está influenciado pela expectativa de ocorrência   de   temperaturas acima   da   média   histórica e   superiores   às verificadas no mesmo período do ano anterior. Ainda segundo o ONS, a redução da carga das plantas energointensivas, principalmente no subsistema Norte, também está contribuindo para o resultado previsto.

Já os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste tem previsão de chegar ao fim do mês com volume de 34,1%. No Sul, a expectativa é terminar janeiro com 57,1%. Na região Norte, a previsão é que os níveis alcancem 26%, enquanto na região Nordeste, que vinha sofrendo nos últimos anos com baixa hidrologia, o volume deve chegar a 49,3%. A previsão anterior era de 34,2% para o Sudeste, 58,9% para o Sul, 32,2% para o Norte e 46% para o Nordeste.

Já a Energia Natural Afluente no subsistema Sudeste deve ficar em 54.098 MW med, que é 83% da média de longo termo. No Nordeste, os 7.831 MW med vão significar 57% da MLT. No Norte, ela fica em 90% da MLT ou 14.074 MW med. No subsistema Sul, a previsão de ENA é de 5.718 MW med, o equivalente a 75% da MLT.

A média semanal do Custo Marginal de Operação no Sudeste/Centro-Oeste e o Sul deve ficar em R$ 141,02. Para o Nordeste e o Norte, o valor médio fica em R$ 104,46.