Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Sport Club Internacional, clube de futebol tradicional do Rio Grande do Sul, decidiu deixar de consumir energia da concessionária local para negociar diretamente com os fornecedores. Pelos próximos cinco anos, todo o consumo elétrico do estádio Beira Rio será atendido por meio de dois contratos firmados com as empresas Electra e Cemig.

A operação contou com o apoio da Perfil Energia, empresa especializada em assessorar consumidores interessados em reduzir custos com energia elétrica. De acordo com Luiz Alberto Krummernauer, gerente de Negócio da Perfil, a expectativa é que o clube de Porto Alegre economize R$ 5 milhões nos próximos cinco anos.

“O estádio foi reformado para Copa do Mundo de 2014 e, como quase todos os estádios, tem um consumo alto de energia. O Internacional buscando modernizar a administração e reduzir custo, estava buscando uma alternativa. A gente conseguiu entrar em contato com eles e passamos a oferecer já em 2017 a possibilidade de migração para o mercado livre. De lá para cá foram muitos estudos de viabilidade até que se conseguiu definir um valor e se contratar energia. O Internacional está migrando para o mercado livre em 1º de março”, disse Krummernauer.

Pelo perfil de consumo, o clube se encaixou na categoria de consumidor especial, cuja demanda exigida é entre 0,5 MW e 3 MW. O gasto mensal do clube com energia elétrica é de aproximadamente R$ 400 mil. O mercado livre permitirá uma economia de aproximadamente 20%.

A Perfil Energia estabeleceu um processo de certificação de energia renovável, com base em protocolos internacional, o que garante que a energia consumida pelo clube virá de fontes limpas. “Quando chegamos até o clube, eles tinham pouca informação sobre o mercado livre. Porém o processo de convencimento não foi difícil, pois os estudos eram bastante sólidos”, disse o gerente.

A Perfil Energia oferece serviços de consultoria, assessoria e gestão de energia. “Nosso único compromisso é com o cliente”, garantiu diretor Cléo Antônio Diehl Moraes, reforçando que o fato de não serem uma comercializadora é um diferencial da empresa.

A consultoria espera aumentar seu faturamento em até 30% neste ano. “Temos uma excelente expectativa. Projetamos um crescimento entre 25% e 35% neste ano. Estamos ampliando nossas operações e a partir de março teremos um escritório em Santa Catarina”, disse Moraes.

A Perfil está há 16 anos no mercado, atendendo a mais de uma centena de clientes. “Somos especializados em identificar oportunidades para clientes que desejam migrar par o mercado livre”, destacou Moraes. Cerca de 80% dos clientes das empresa estão no Rio Grande do Sul.