PUC-Rio recebe workshop gratuito sobre desenhos de mercado de eletricidade

Professor Francisco Muñoz, da Universidad Adolfo Ibañez, irá apresentar conceitos básicos para tratar de questões ligadas ao design de mercado com foco no setor elétrico

Com a proposta de fornecer conceitos básicos para tratar de questões ligadas ao design de mercado com foco no setor elétrico, o Professor Francisco Muñoz, da Universidad Adolfo Ibañez, no Chile, irá apresentar na PUC-Rio, nos dias 17 e 18 de janeiro, o workshop “Uma Introdução ao Design de Mercado e Modelagem de Equilíbrio nos Mercados de Eletricidade”. O workshop é gratuito e será todo ministrado em inglês, entre 14h às 17h nos dois dias.

Os temas a serem abordados envolvem tópicos em programas avançados de microeconomia, programação matemática e análise de decisão e risco, com a apresentação de um conjunto amplo de ferramentas conceituais e matemáticas.

O evento faz parte do escopo da disciplina Economia da Energia Elétrica, ministrada pelo Prof. Alexandre Street no Programa de Pós-graduação do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio).  Os interessados externos, não matriculados, poderão comparecer sem qualquer custo mediante confirmação pelo e-mail alslopes@ele.puc-rio.br, bastando inserir “participação no workshop design de mercados” no assunto e informar a empresa ou instituição à qual está associado.

A disciplina Economia da Energia é uma iniciativa inovadora que visa preparar os alunos de pós-graduação em Engenharia Elétrica da PUC-Rio para uma nova realidade dos setores elétricos no Brasil e no mundo, onde os mecanismos de mercado desempenham papéis centrais. Além de uma ementa bastante atual e adaptada ao contexto brasileiro, a disciplina oferece ao longo do semestre workshops de personalidades com grande distinção acadêmica e experiência prática. Em 2018, Luiz Augusto Barroso, ex-presidente da EPE e atual CEO da PSR Consultoria, foi o convidado para encerrar o ano.