No final de 2018, a fabricante de aerogeradores Vestas atingiu a marca de 100 GW de turbinas eólicas instaladas globalmente. O importante marco foi atingido com a instalação da turbina V110-2.0 MW no projeto Wind XI da MidAmerican Energy em Iowa, Estados Unidos. A capacidade do projeto atingirá até 2.000 MW entre 2017 e 2019.
Desde a instalação inaugural de uma turbina V10-30 kW na Dinamarca, em 1979, a Vestas instalou mais de 66 mil turbinas em cerca de 80 países em seis continentes, contribuindo diretamente para a transição da energia eólica de nicho para o mainstream. Hoje, a maior turbina onshore da Vestas é a V150-4.2 MW e o marco de 100 GW foi possível graças a evolução contínua de suas soluções e tecnologia, contribuindo para que a energia eólica se tornasse a forma mais barata de eletricidade em muitos mercados.
Nos últimos meses, a companhia dinamarquesa fez importantes movimentações no mercado brasileiro que contribuíram para esse importante marco global. Em outubro, a Vestas anunciou o investimento de mais de € 23 milhões em uma linha de produção de naceles de V150 – 4,2 MW em suas instalações no Ceará. Além disso, firmou parceria com a Echoenergia, por meio de um pedido de 101 MW para fornecer e instalar 24 turbinas eólicas V150-4.2 MW para um parque eólico localizado na Serra do Mel (RN). A mais recente iniciativa foi o anúncio de que a empresa foi selecionada para o projeto do parque eólico Folha Larga, de (BA- 151 MW), em um pedido realizado pela Casa dos Ventos que inclui 36 turbinas eólicas V150-4.2 MW. A parceria consolidará a plataforma de 4 MW como a mais competitiva do mercado brasileiro e as turbinas serão montadas na fábrica da Vestas em Aquiraz, no Ceará.
De acordo com Anders Runevad, presidente e CEO da Vestas, a empresa é pioneira no mercado de energia eólica em todo o mundo há 40 anos e instalar 100 GW junto aos seus clientes e parceiros é algo que a deixa extremamente orgulhosos, já que destaca o quão longe ela e a energia eólica chegaram. Segundo ele, alcançar o marco exigiu inovação contínua, forte comprometimento e grande execução de todos os funcionários da Vestas, fazendo com que os 100 GW representem parte fundamental no desenvolvimento das soluções de energia sustentável do futuro.
Durante a jornada para alcançar a marca de 100 GW, a Vestas contribuiu para a remoção de mais de cem milhões de toneladas de CO2 da atmosfera, fornecendo soluções sustentáveis e econômicas para atender à demanda mundial de energia. Ao chegar nesse patamar, a fabricante atingiu aproximadamente 10% de capacidade instalada de energia eólica e solar ao redor do mundo, cujo total representa 1 TW.