Dobrar o consumo energético e pagar o mesmo valor na conta. Parece impossível num primeiro momento, mas tal fato aconteceu em Campo Belo (MG), onde a geração através de uma usina energia fotovoltaica de 132,3 kWp num sistema com 490 módulos proporcionou a economia ao parque industrial da empresa “Delícias do Trigo”, que conta com uma área de 10.000 m².
Instalada pela Alsol Energias Renováveis, a UFV foi providencial em um momento de alta no valor da tarifa e aumento do consumo. Segundo o presidente da Alsol, Gustavo Malagoli, a estimativa é que o montante economizado seja de quase R$ 90 mil por ano, demonstrando a importância da iniciativa.
“A panificação é um ramo que tem um desafio grande em relação ao consumo de energia elétrica, que pode impactar negativamente nos lucros e na competitividade da empresa”, comentou Malagoli.
A usina foi instalada em uma área de 980 m² e o valor investido será recuperado pela panificadora em aproximadamente 5 anos. Além da economia financeira, a empresa deixa de emitir na atmosfera mais de 140 toneladas de CO2 e o sistema equivale a 860 árvores plantadas.