Os membros da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena, na sigla em inglês), escolheram o italiano Francesco La Camera como seu novo diretor geral. A eleição ocorreu durante 9ª assembleia geral da entidade, realizada no último domingo, 13 de janeiro. O executivo assumirá o posto a partir do dia 4 de abril em sucessão a Adnan Z. Amin, que ocupa o posto desde 2011. O mandato que ele assume é de quatro anos.

La Camera atua como diretor geral para desenvolvimento sustentável, Energia e Clima no Ministério de Meio Ambiente da Itália. Ele liderou ainda os times de negociação da União Europeia e da Itália na COP 20, em Lima, Peru, bem como foi o chefe da delegação italiana nas três reuniões anteriores a esta. Em seu curriculum, informou a Irena, ainda tem a chefia da representação italiana em diversos outros fóruns internacionais.

O novo diretor geral da Irena é formado em ciências políticas pela Universidade de Messina e foi professor na Faculdade de Engenharia da Universidade de Roma.

Por sua vez, Amin recebeu o título honorário de Diretor Geral Emérito em função de sua contribuição classificada como extraordinária para o estabelecimento, desenvolvimento e trabalho da entidade. A decisão de conceder esse título também foi votada durante o encontro ocorrido em Abu Dhabi e partiu dos Emirados Árabes Unidos para reconhecer a liderança durante os primeiros anos da instituição.