A RGE iniciou a construção de dois alimentadores de energia em Passo do Sobrado, na região do Vale do Rio Pardo (RS). A distribuidora do Grupo CPFL anunciou que investirá um total de R$ 2,5 milhões para implementação de 30,3 km de rede elétrica nova, bem como a instalação de dois religadores automáticos.
Os alimentadores são circuitos de média tensão que saem das subestações levando energia elétrica para os transformadores das redes de baixa tensão. Com a iniciativa, a concessionária aumenta a disponibilidade de carga para os produtores rurais da região e permite mais uma possibilidade para efetuar manobras no sistema, necessárias quando há algum tipo de problema na rede a fim de restabelecer a energia o mais breve possível aos consumidores.
Para o Consultor de Negócios da RGE, Cristiano Silva, a construção dos novos alimentadores aumenta significativamente os níveis de continuidade do abastecimento de energia. “São melhorias preventivas que dão ainda mais confiabilidade e aumentam a capacidade energética porque contam com equipamentos altamente avançados”, ressaltou. A obra beneficiará 10 mil clientes, incluindo as localidades de Monte Alverne e Linha Saraiva, em Santa Cruz do Sul.
Alinhada com o Planejamento Estratégico do Grupo CPFL Energia, a RGE aportou R$ 485 milhões em obras de ampliação, melhoria e modernização da rede nos três primeiros trimestres de 2018. De janeiro a setembro, a distribuidora substituiu 54 mil postes de madeira por concreto nos 381 municípios da sua área de concessão.