O atual presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Reive Barros, foi nomeado oficialmente nesta quinta-feira (17), por meio de despacho publicado no Diário Oficial da União, para o cargo de secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia. Ele substitui Eduardo Azevedo, cuja exoneração também foi publicada na edição de hoje do DOU.

Barros foi diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica e está na EPE desde abril do ano passado, quando chegou após a saída de Luiz Augusto Barroso da estatal. A previsão é que ele assuma as funções na Secretaria do MME já na semana que vem. Na EPE, o Conselho de Administração deverá indicar o presidente interino no próximo dia 23, até que seja definido o novo presidente.

Reive Barros é o segundo nome da equipe de secretários que atuará diretamente junto ao ministro Bento Albuquerque à frente do MME. Na primeira semana do ano, o governo já havia confirmado a nomeação de Marisete Pereira para o comando da Secretaria-Executiva – segundo posto na hierarquia da pasta.

O Diário Oficial de hoje traz outras movimentações na estrutura do MME, confirmando nomes que já estavam atuando junto ao ministro desde o final do ano passado. Uma delas é a nomeação de José Roberto Bueno Junior – que, assim como o ministro, é egresso dos quadros da Marinha do Brasil – para exercer o cargo de Chefe de Gabinete de Albuquerque.

Na Secretaria-Executiva, além de Marisete, estarão Bruno Eustáquio Carvalho, como secretário-executivo adjunto; Agnes Costa, que sai da Assessoria Econômica da pasta para a Assessoria em Assuntos Regulatórios; Edvaldo Risso, na Chefia da Assessoria de Gestão de Projetos; e José Wanderley Barreto, como diretor de Programa. Renata Rosada exercerá o cargo de diretora de Programa do MME.