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O uso de energia elétrica configura um dos principais gastos para empresas e um fator de preocupação aos gestores, que tem procurado avaliar e rever suas administrações de consumo e eficiência energética, pilares fundamentais para redução de custos com eletricidade. Muitas vezes, seja por falta de experiência, tempo ou ferramentas, as companhias preferem contratar consultorias especializadas para atuarem nestas frentes, ainda que tenham também que investir recursos para tal.

Com a ideia de democratizar, simplificar e facilitar a gestão energética, uma startup catarinense, sediada em Florianópolis, decidiu criar uma plataforma que promete levar economias de até 30% aos consumidores sem precisarem empreender grandes investimentos. Lançada no final de 2016, a Beenergy trabalha a partir da análise de informações presentes na fatura de energia, além de dados de infraestrutura e hábitos de consumo, indicando oportunidades e redução de custo, conforme o perfil de cada cliente.

A grande vantagem da ferramenta é que ela é toda automatizada, assim o gestor não perde tempo preenchendo dados da conta em planilhas para analisar o que deve fazer, sendo a mesma incorporada automaticamente à visualização no visor da tela, onde aparecem as informações compiladas de todas as unidades avaliadas.

“Há um controle total e preciso de todos as informações presentes na fatura de forma automática, além da indicação exata do que, como e quando deve ser feito para reduzir custos”, explicou o fundador e CEO da Beenergy, Gerson Ferraz.

Ele explica ainda que o recurso funciona de forma bem simples, por isso, mesmo que a empresa não tenha um funcionário específico para cuidar das faturas de energia, o próprio empresário ou responsável pela área de pagamentos pode operá-la. Em alguns casos a própria startup busca a fatura no site da distribuidora do cliente e a conta é lida pelo sistema, que indica quase que imediatamente o potencial de economia em cada uma das unidades consumidoras.

Para garantir a redução nos custos, o aplicativo aponta a necessidade de revisão de contratos de demanda e do fator de potência, de mudança no enquadramento tarifário, de contestação de faturas e outras ações para garantir uma compra e um uso eficiente da energia elétrica.

O executivo destacou que além de automatizar as ações relativas ao contrato com as distribuidoras, a ferramenta indica as melhores opções de compra de energia conforme a região e perfil da empresa, ou seja, se ela deve comprar direto do mercado livre, investir em geração distribuída, adotar programas de eficiência, fazer geração na ponta, usar ou não a tarifa branca, entre outros.

Hoje o foco de atuação da startup são pequenas e médias empresas na área de varejo, serviços e pequenas indústrias, empresas geralmente desassistidas por outras do setor de energia e que não possuem capacidade para pagar uma consultoria, por terem preços elevados.

“Nossa proposta tem um custo muito baixo de operação, justamente para atender a demanda para esses pequenos negócios”, revelou Ferraz, completando que a demanda parte, além da necessidade de redução de custos, da gestão de energia não ser um trabalho feito para comerciantes ou administradores de seus negócios, estes naturalmente focados em suas funções específicas dentro de seus empreendimentos e áreas de atuação.

Oportunidade de economia

Ele contou também que o projeto começou após um estudo de mercado no qual foi identificado a falta de informações e diretrizes concretas para melhorar as gestões de energia de instituições menores, que também não possuíam ferramentas de controle para avaliar e gerir esse consumo. “Pelo menos saber o que tem que fazer inicialmente já é um grande ponto de partida para essas empresas”, ressaltou.

Durante a validação da plataforma, foi feito um levantamento junto a diversos supermercados catarinenses, com 90 lojas avaliadas. Desse montante, segundo o executivo, 80% tinham contratos de demandas inadequados, 50% indicaram problemas de excedente de reativo e diversas unidades estavam com ultrapassagem de demanda e outros tipos de problemas comuns a esses agentes.

Numa análise prévia de faturas, foram utilizadas 400 contas de energia de 40 unidades consumidoras diferentes. Só com adequações na fatura conseguiu-se uma média entre 5% a 7% de redução nos custos. Já quem foi para geração distribuída obteve em torno de 15 a 20% e quem migrou para mercado livre variou de 15% a 30%. “Na eficiência energética não existe milagres. É preciso comprar melhor a energia e a consumir melhor, fazendo a gestão com o mínimo de pessoas possíveis”, comentou.

Um dos exemplos de como a plataforma pode auxiliar na economia é o da rede de supermercados Rio Verde, que em outubro do ano passado migrou suas 11 lojas para fazer o acompanhamento do consumo com a Beenergy.

Na visão do Analista Financeiro/Controller da Rede, André Chiquio, o interessante da ferramenta é que ela já dá a sugestão de onde se tem que atuar para resolver algum tipo de situação específico. “Conseguimos um excedente reativo, mudamos a bandeira tarifária conforme nosso perfil de consumo, ajustamos os contratos de demanda, que em algumas lojas estavam muito baixo e pagávamos o excedente, e em outras estava alto e consumíamos muito menos”, afirmou André, que revelou que a economia em um mês ficou em R$ 27 mil para cinco lojas.

A decisão de desenvolver um aplicativo que analisa faturas e outros dados veio a partir da experiência de mais de 20 anos como consultor de gestão de energia e eficiência energética do CEO. “Ao longo da minha trajetória profissional ficou claro que é da fatura de energia que vem os dados para elaborarmos bons contratos com as distribuidoras, decidirmos quais as melhores opções de compra de energia, definirmos metas e objetivos e evitar multas, ultrapassagens e outras surpresas”, explicou.

Ainda segundo Ferraz, a tecnologia foi elaborada para que as empresas possam fazer gestão da energia de todas as unidades, grupos ou unidades individuais. “Como todas essas informações na mão, as empresas podem, inclusive, comparar a performance de cada unidade consumidora para identificar qual precisa de alguma ação para redução de custos imediatamente.

Para quem já fez gestão energética, a ferramenta promete aumentar também a produtividade, dando acesso rápido às faturas e um controle preciso sobre os gastos sem a necessidade de ter uma pessoa digitando tudo em planilhas. A ideia é que o consumidor tenha poder de decisão e saiba a quem recorrer, que horas e o que pedir para seus fornecedores.

“Nosso foco não é em produto, mas em resolver os problemas dos clientes. Atuamos como um clínico geral. Fazemos uns exames, e logicamente, quanto mais nos for relatado, mais precisa será nossa avaliação e as diretrizes”.

A Beenergy oferece um plano gratuito para empresas com até quatro unidades consumidoras poderem fazer a gestão de suas faturas e teste gratuito para companhias maiores poderem fazer gestão de faturas e gestão de energia. Para aproveitar, basta acessar o site da empresa e se cadastrar.

Sobre as perspectivas futuras, Ferraz menciona o suporte dado pelo grupo de investidores à startup, composto por executivos do mercado de energia oriundos de grandes empresas do setor, e revela a aposta da companhia em diversos segmentos na área de atendimento.

“A grande inovação do futuro da energia não é a energia em si só, nem a geração, nem o produto, e sim o mercado. É como a gente vai chegar no cliente e como ele enxerga valor em nós”, definiu o executivo, revelando que o objetivo é ser o próximo passo em termos de compra e consumo de energia num prazo de cinco anos.