Depois de fazer sua reavaliação de praxe, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), através da Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), confirmou, em dezembro de 2018, a manutenção da acreditação de laboratórios do Departamento de Laboratórios de Adrianópolis (DLA) do Cepel. O certificado dado ao Centro menciona que a acreditação constitui a expressão formal do reconhecimento de sua competência para realizar atividades de ensaios, conforme o Escopo de Acreditação.
A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC), da Inter American Accreditation Cooperation (IAAC) e do International Accreditation Forum (IAF), e concedeu o reconhecimento aos laboratórios do DLA segundo a norma técnica ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, que especifica os requisitos gerais para a competência, imparcialidade e operação dos laboratórios.
A acreditação dos laboratórios do DLA para ensaios, no âmbito da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios (RBLE), foi inicialmente entregue em 1987. Após a última revisão, realizada em outubro do ano passado, o escopo atual acreditado para os laboratórios do DLA inclui ensaios elétricos e magnéticos em Motores de Indução Trifásico e Transformadores de Potência. A próxima reavaliação dos laboratórios do DLA deve ocorrer até junho de 2020.
Outras acreditações
O Cepel possui mais duas acreditações pela CGCRE. Uma no âmbito da RBLE e outra, no da Rede Brasileira de Calibração (RBC). A primeira é para ensaios em refrigeradores e condicionadores de ar e para lâmpadas e luminárias, realizados, respectivamente, nos laboratórios de Refrigeração e de Iluminação do Departamento de Laboratórios do Fundão (DLF), cuja última revisão de escopo ocorreu em fevereiro de 2018. A próxima reavaliação deve ser realizada até novembro deste ano.
Já o segundo certificado é para calibrações de instrumentos e sistemas que envolvem medição de grandezas relacionadas com Eletricidade e Magnetismo, ou seja, Capacitância, Resistência, Potência, Tensão e Correntes Elétricas (alternada e contínua) e Impulso Atmosférico de Tensão, com intervalo de Tempo e Frequência e com instrumentos de medição de Torque, mais especificamente Transdutor de Torque. A última revisão de escopo ocorreu em março de 2017, com a próxima devendo ser realizada até junho de 2020.
O diretor de Laboratórios e Pesquisa Experimental do Cepel, Orsino Borges de Oliveira Filho, comentou que todo o conjunto de laboratórios de ensaio e calibração formais do Centro, tanto os que possuem o certificado para ensaios e calibrações, quanto os que não a possuem formalmente pela CGCRE, integram o Sistema de Gestão da Qualidade do Cepel, que começou a ser estruturado no Centro em 1991 e, atualmente se encontra consolidado com base na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025.
“Com a acreditação mantemos uma infraestrutura laboratorial competente para produzir resultados com a garantia de qualidade técnica requerida por serviços e projetos de pesquisa”.