CEB Distribuição esclarece falta de energia em Águas Claras (DF)

Rompimento de cabo do circuito deixou 12.906 unidades consumidoras sem energia na noite da última segunda-feira (21)

A Diretoria da CEB Distribuição informou que a falta de energia que afetou 12.906 unidades consumidoras de Águas Claras (DF) na noite da última segunda-feira (21) foi provocada pelo rompimento de um cabo no circuito, ocorrência não relacionada a falha humana ou operacional.

Segundo a concessionária, a possibilidade deste tipo de corte de energia é inerente ao sistema de Distribuição, fato reconhecido e amparado pela Aneel através dos limites de DEC e FEC pré-estabelecidos. O papel da CEB-DIS é realizar investimentos e atuar para que falte cada vez menos energia nas cidades, e estar preparada, nessas ocasiões, a demorar cada vez manos para restabelecer a carga.

A companhia afirmou que o sistema de distribuição de Águas Claras tem operado dentro dos limites regulatórios da Aneel, inclusive sendo uma das melhores cidades do Distrito Federal, em termos de indicadores DEC e FEC.

O DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) indica o número de horas em média que um consumidor fica sem energia elétrica durante um período, geralmente mensal. Já o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) indica quantas vezes, em média, houve interrupção na unidade consumidora (residência, comércio, indústria etc).

A energia elétrica da cidade é abastecida a partir da subestação Águas Claras, de onde partem 20 circuitos alimentadores que chegam para um universo de 84.436 unidades consumidoras. O cabo partido ontem afetou 2 desses circuitos (AC03 e AC20) atingindo um total de 12.906 unidades consumidores, 15,28% do total das unidades de Águas Claras.

A última ocorrência de grande porte na localidade aconteceu em outubro de 2018, quando um acidente na subestação afetou 27,74% das unidades do município. A distribuidora, ao final da nota em comunicado à imprensa, publicada nesta terça-feira, 22 de janeiro, pediu desculpas pelos transtornos causados aos consumidores e reforçou “o compromisso da CEB Distribuição em continuar trabalhando com afinco e dedicação para melhorar cada vez mais os indicadores de qualidade do fornecimento de energia em todo o Distrito Federal”.