A Enel Ceará informou em nota “que está trabalhando para garantir o fornecimento de energia em todo o estado”. O Ceará sofre há mais de 20 dias com uma onda de violência praticada por criminosos contrários as mudanças no sistema penitenciário. Na madrugada desta terça-feira, 22 de janeiro, uma bomba foi explodida na subestação do Bom Sucesso, em Fortaleza. A companhia elétrica informou que a estrutura da subestação não foi afetada e não houve interrupção no fornecimento de energia.
Na madrugada do dia 21 de janeiro, a casa de comando da Subestação Inhuçu, entre os municípios de São Benedito e Ibiapina, foi incendiada. A Enel informou que a subestação segue operando normalmente, sem impactos no fornecimento de energia na região. Ao todo, 11 carros de empresas prestadoras de serviço da companhia foram incendiados desde o início da onda de violência no estado.
Os ataques no Ceará tiveram início em 2 de janeiro, após o Governo criar a Secretaria de Administração Penitenciária, com a recomendação de implementar medidas mais rígidas no sistema penitenciário.