Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Embratel anunciou uma nova versão de solução em eficiência energética para empresas e instituições que desejam gerenciar seus consumos de energia, garantindo maior controle e melhor gestão de gastos. A oferta é indicada para organizações de diversos tamanhos e segmentos de atuação, como instituições financeiras, hotéis e empresas de varejo em busca de alternativas para reduzir despesas com energia elétrica. Nessa toada nem a base da própria Embratel ficou de fora, revendo práticas e processos internos.

Entre as soluções digitais, a companhia fornece equipamentos e dispositivos aos clientes, além de uma plataforma que suporta todas essas soluções para gerenciamento e análise do consumo energético e potenciais de eficiência. De acordo com Juarez Medeiros da Silva, Diretor de Soluções Digitais da Embratel, a economia gerada através das ações variam entre 10% e 30%, dependendo do perfil de cada consumidor e o que ele quer em termos de automação.

A oferta de eficiência energética começa nos medidores de energia instalados no quadro de eletricidade da empresa, que analisam os diferentes circuitos elétricos. Esses equipamentos se comunicam, via rede móvel, com uma plataforma em Nuvem da Embratel, através da qual os gestores têm acesso aos dados sobre consumo energético das suas empresas, de hora em hora. A solução permite a identificação de padrões de uso irregulares responsáveis por impactar o correto consumo da eletricidade.

“Antes o cliente conseguia ver seu consumo pelo retrovisor. Agora ele vê pelo para-brisa, em tempo real, o quanto está gastando de energia ou se tem algum problema ou ocorrência com algum equipamento. Hoje conseguimos dar essa visão e tempo ao consumidor”, ilustrou Juarez.

Com base nas informações coletadas, a equipe de consultoria da Embratel sugere melhorias, como programar o desligamento de determinados equipamentos fora do horário de uso, além de iluminação e recursos de TI. Outra parte importante é a orientação aos colaboradores sobre boas práticas sustentáveis economicamente e até o auxílio na elaboração de um manual de consumo, buscando garantir o uso eficiente da energia. Através de um controle de acesso seguro, as empresas acessam os relatórios com o detalhamento do consumo de cada circuito elétrico.

Sobre a nova versão, Juarez aponta que objetivo é simplificar o acesso e impulsionar as companhias a iniciarem o monitoramento do consumo, por meio de uma solução de fácil utilização e capaz de estimar os custos com energia. Na sua visão a novidade se deu mais por conta da parte analítica, onde identificam-se os recursos e se induz a automação nos equipamentos e operações.

“Um exemplo é estipular horários e funções nos aparelhos de ar condicionado, horário para desligar bebedouros, ou até dispositivos de controle que manuseiam cortinas, abrindo e fechando conforme a luz solar”, explicou.

O executivo também ressaltou o mercado promissor na área de eficiência energética, com muita possibilidade de expansão e novos rumos. “É algo que os clientes não verificavam antes: você ter um item e a oportunidade de reduzir o custo, o que ajuda a melhorar a produção e o trabalho”.

A Embratel trabalha há dois anos fornecendo essas soluções, através de um investimento massivo na área, que representou cerca de 10% de todo o quadro de aportes empreendidos dentro do segmento de soluções digitais da empresa. “Um valor substancial”, completa Juarez.

Hoje a empresa possui cerca de 15 clientes, desenvolvendo soluções e avançando nos projetos para proporcionar maior autonomia  ao gerenciamento e monitoramento de energia das companhias. Recentemente a corporação ganhou uma concorrência e fechou contrato com um grande banco, do qual falta apenas o anúncio oficial.

“Não vamos parar de investir pois é um mercado que requer esse volume massivo e no qual temos tido boa receptividade. Além disso, o payback dos projetos é muito rápido, em torno de 8 a 10 messes já se tem o retorno”.