Cesbe Engenharia anuncia novo presidente

Vinicius Guardia Serrano assume o desafio de fortalecer a capacidade competitiva da construtora e promete investir no aprimoramento de equipes e atração de novos talentos

O executivo Vinicius Guardia Serrano assumiu a diretoria geral da Cesbe Engenharia na última segunda-feira, 21 de janeiro, em substituição a Edmundo Talamini Filho. Segundo a empresa, a sucessão vem sendo planejada há quase dois anos e contou com o apoio de uma consultoria especializada.

Edmundo Talamini Filho presidiu a Cesbe Engenharia desde 2007 e passa a atuar agora exclusivamente no Conselho de Administração, após 46 anos de carreira. Para Carlos Loyola, presidente do Grupo Cesbe, a companhia inicia uma nova etapa em seus 73 anos de história, com uma gestão que assumirá o desafio de fortalecer a capacidade competitiva da empresa, com vistas à ampliação dos seus negócios nos próximos anos.

“Somos uma construtora reconhecida pela excelência técnica e pelo compromisso com a ética. Temos uma história de sucesso, mas de forma alguma estamos acomodados, pelo contrário, estamos olhando para o futuro.”, sinalizou o presidente.

Segundo ele, a contratação de Vinicius Serrano ajudará a Cesbe a renovar suas estratégias e modelos de trabalho, algo fundamental num mundo em constante transformação. “Vinicius irá trazer as melhores práticas mundiais de gestão, já que possui forte experiência, adquirida em empresas nacionais e multinacionais de diferentes áreas”, comentou.

Loyola reforçou que o executivo terá o papel de questionar a cultura da empresa, os paradigmas, mas sempre zelando pela integridade dos valores. “Isso, sem dúvida, provocará uma evolução significativa no nosso jeito de fazer as coisas”.

O novo presidente da Cesbe terá como principais desafios a busca pelo crescimento sustentável, a melhoria na eficiência operacional, o engajamento das equipes, a implementação das melhores práticas de gestão, além da identificação de novos nichos de mercado que contribuam para a expansão da empresa no Brasil e na América Latina.

“Vamos trabalhar duro para que a Cesbe seja reconhecida não apenas como a melhor construtora, mas também como a melhor empresa do setor para se trabalhar”, afirmou Vinicius em seu primeiro discurso, no qual prometeu investir cada vez mais no aprimoramento das equipes e na atração de novos talentos.

“Nosso objetivo é desenvolver times de alta performance, capazes de implementar soluções com agilidade e de forma inovadora: essa é única forma da empresa crescer em um mercado extremamente competitivo”, ressaltou o novo presidente.

Perfil

Vinicius Guardia Serrano tem 42 anos e passagens importantes por grandes empresas nacionais e multinacionais nas áreas de óleo e gás, aeroespacial e automotivo. O executivo possui experiência em desenvolvimento de novos negócios, operações, suprimentos, gestão de projetos, contratos, suporte ao cliente e pós-venda, produção, qualidade, importação e exportação.

Serrano possui mestrado em logística e suprimentos pela Cranfield University – Cranfield School of Management. Também especializou-se em gestão estratégica de suprimentos pela Massachusetts Institute of Tecnology – Sloan School of Management, além de um MBA pela USP-FIA e outro mestrado pela Universidade Pierre Mendes de Grenoble – em negócios internacionais.

Antes de aceitar o convite para a direção da Cesbe, o executivo atuava como Head de Supply Chain Brasil na multinacional norueguesa Aker Solutions. Também gerenciou por 4 anos a área de suprimentos de estruturas e pós venda da Embraer e por outros 4 anos a área de suprimentos da GNK Aerospace do Brasil.