O Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Norte Energia assinaram, no âmbito de cooperação técnica, em 9 de janeiro, em Brasília, carta de intenção que contempla a execução de projeto para a formação do preço horário, o Sparhtacus II. Participaram da cerimônia o presidente da Norte Energia, Paulo Roberto Ribeiro Pinto, e o gerente Executivo de Estratégia e Inovação do ONS, Roberto Fontoura.
A parceria firmada entre o ONS e a Norte Energia, responsável pela Usina Hidrelétrica Belo Monte, objetiva desenvolver um modelo computacional de abordagem inovadora para a formação do preço horário do Sistema Interligado Nacional. O Sparhtacus II prevê a implementação de um simulador capaz de avaliar as programações diárias da operação, observando as consequências operativas das tomadas de decisões em função da realidade das usinas do SIN. O projeto, que prevê investimentos da ordem de R$ 4.913.703,88, conta com o patrocínio da Norte Energia por meio do programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica, e tem como parceiros para o desenvolvimento do modelo, a Plan4 e o LabPlan/UFSC. A conclusão do Sparhtacus II está prevista para fevereiro de 2022.
Atualmente, encontram-se em discussão outros projetos envolvendo agentes e desenvolvedores visando a celebração de novos acordos nos moldes dos já celebrados com a Norte Energia e a Cteep. Nesse contexto, o ONS atua como elemento catalisador no encontro entre agentes e desenvolvedores com o objetivo de executar seu Plano Diretor de Desenvolvimento Tecnológico.
De acordo com o ONS, as iniciativas reforçam o compromisso do operador com sua visão para o horizonte 2030, de ser protagonista na evolução do Setor Elétrico Brasileiro, com independência e elevada capacidade de antecipação e adaptação às transformações tecnológicas e institucionais.