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A indústria de utilities no mundo está oferecendo soluções a seus clientes corporativos aquém das suas reais necessidades. É o que mostra uma pesquisa global feita pela consultoria Accenture com quase 3.800 pequenas e médias empresas (PMEs) da América do Norte, América do Sul, Europa e em parte da Ásia. O trabalho aponta que produtos, serviços e suporte dos fornecedores de energia elétrica, embora compatíveis com clientes residenciais, não são adaptados ao dia a dia do mercado de negócios para cerca de 60% dos entrevistados.

De acordo com a pesquisa “New Energy Consumer“, divulgada esta semana pela Accenture, as pequenas e médias empresas estão mais propensas a experimentar novos produtos e serviços como clientes corporativos do que como clientes residenciais. Além disso, o levantamento mostra que há um efeito cascata no comportamento dos clientes residenciais, já que a maioria (61%) das pequenas e médias empresas interessadas ou que já participam de um programa de engajamento de energia digital recomendam seus fornecedores aos clientes residenciais.

Outro ponto da pesquisa é que, para 67% das pequenas e médias empresas, os provedores de soluções na área de energia poderiam oferecer oportunidades empresariais gerando maior acesso a fontes de informação. Isso inclui tecnologias digitais inovadoras, como inteligência artificial. Cerca de 43% das empresas mostraram interesse em programas de compartilhamento de energia solar junto às concessionárias, com as quais poderiam estabelecer parcerias na operação dos painéis em suas instalações em troca de desconto nas faturas.

Os resultados também indicam que os fornecedores tradicionais do mercado de energia estão enfrentando a concorrência de empresas especializadas na área de serviços quando se trata de conquistar clientes. Cerca de 80% do universo mapeado na pesquisa considera concessionárias tradicionais de eletricidade para a aquisição de produtos e serviços relacionados à energia. Desse grupo, 59% disseram que também consideraria empresas de telefonia, internet, TV a cabo ou de eletrônicos como fornecedores na área de energia.

“Esta competição destaca a urgência de fornecedores tradicionais da indústria de energia agirem agora e aproveitarem o engajamento digital. O segmento de PME oferece valor significativo para provedores que usam canais digitais no novo ecossistema de energia”, disse disse Tony Masella, diretor executivo sênior da Accenture. “Para atrair novos clientes, é preciso oferecer programas com insights de negócios sob medida a partir dos dados dos clientes, oferecer uma experiência de energia interativa conectada e sem esforço”, afirma. Para ter acesso à integra da pesquisa da Accenture, clique aqui.