A Enel Distribuição São Paulo informou nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, que um desarme numa subestação da ISA Cteep afetou a rede de distribuição da zona leste da capital paulista e da região do ABC na noite de ontem (31), deixando 1 milhão de clientes da distribuidora sem energia por “pouco mais de uma hora”. A ISA Cteep relatou uma explosão de TC do disjuntor P1 de 345 kV da SE Leste. A causa da ocorrência ainda é desconhecida.
Segundo o Informativo Preliminar Diário da Operação (IPDO), divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, o desligamento automático do setor 345 kV das subestações Leste e Ramon Rebert Filho e dos equipamentos a elas conectados aconteceu às 20h13, provocando a interrupção de 1.209 MW de carga da Enel SP.
O ONS afirmou que às 20h30 foi iniciado o restabelecimento, tendo sido concluído integralmente às 21h45. A Enel declarou que, apesar de não ter sido responsável pelo ocorrido, restabeleceu a energia em pouco mais de 1 hora utilizando sistemas de automação e realizando manobras na rede.