A Coelba está utilizando uma nova tecnologia na rede elétrica de Vitória da Conquista para minimizar interrupções de energia em casos dos chamados “defeitos temporários”, quando, por exemplo, galhos de árvores caem sobre a fiação. O sistema de Automação Inteligente de Redes (AIR) entrou em operação no mês de dezembro, beneficiando mais de 135 mil clientes.
O novo sistema abrevia o tempo para restabelecimento das condições normais de operação. Casos em que se levaria cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento da rede por uma equipe técnica – podem ser resolvidas em apenas 80 segundos de forma automática.
Para a implementação da tecnologia, a companhia investiu cerca R$ 8,5 milhões com a instalação de 142 equipamentos de rede de distribuição e 22 alimentadores de subestações da região, além de R$1,4 milhão visando a melhoria do sistema de telecomunicações, onde a maioria dos equipamentos se comunica via rede própria de rádio.
O sistema de automação vai melhorar a confiabilidade e garantir que o Centro de Operações da empresa, localizado no edifício sede, em Salvador, tenha informação com mais agilidade, além de permitir que as equipes de atendimento consigam localizar mais rapidamente as causas dos defeitos.
Para Emanuel Barbosa, gerente de Automação de Rede da Neoenergia, o ano de 2018 foi de grandes inovações para a Coelba, sobretudo com a instalação de Redes Inteligentes. Além do sistema AIR, a tecnologia de recomposição automática do sistema (self-healing) está sendo implantada em diversas cidades no interior baiano, com o objetivo de aumentar a qualidade do fornecimento de energia para o cliente.