A CPFL Piratininga intensificou a fiscalização contra fraudes e furtos de energia em todas as cidades da Baixada Santista atendidas pela empresa. Na comparação entre o ano de 2018 e o de 2017, a concessionária registrou crescimento de 68% no número de irregularidades identificadas, passando de 12.255 para 20.552 casos.

A cidade de Praia Grande foi a que registrou o maior número de irregularidades identificadas, alcançando a marca de 6.737 ocorrências, um aumento de 82,6% em relação a 2017. Em segundo lugar ficou São Vicente, com 5.575 casos.

Em 2018, considerando Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão e Guarujá, a companhia conseguiu recuperar um volume de 49.325 MWh de energia furtada. Isso seria suficiente para abastecer 27.402 famílias compostas por até quatro pessoas pelo período de um ano, o que equivale ao consumo de uma cidade do porte de Boituva ou Itupeva, ambas no interior de São Paulo.

Nos últimos anos, a distribuidora tem intensificado a fiscalização contra fraudes e furtos de energia em todos os municípios de sua área de concessão. Foram 163,832 mil inspeções realizadas ano passado, aumento 79,7% na comparação com as 91,125 mil incursões executadas em 2017. Atualmente, a taxa de sucesso é de 21,5%, ou seja, para cada cinco fiscalizações realizadas, as equipes encontram uma fraude. Isso significa que em 2018, foram 35,352 mil casos de fraudes e furtos registrados, recuperando 84.847 MWh de energia, o suficiente para abastecer 47,1 mil famílias por um ano, equivalente à cidade de Cubatão.

O resultado é fruto da maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo, adotou novas tecnologias e mais inteligência em seus processos de monitoramento e análise. Segundo o Diretor Comercial da CPFL Energia, Roberto Sartori, esses aportes têm sido um grande aliado na identificação das fraudes e furtos de energia nas redes da distribuidora.

“O trabalho realizado em conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais também tem se mostrado fundamental nas operações que visam o combate às fraudes e ligações clandestinas. Todas essas ações possibilitaram que a distribuidora passasse a identificar um número maior de irregularidades em 2018”, afirmou Sartori.

Consumidores da CPFL Piratininga podem contribuir para o combate às fraudes e furtos por meio dos canais de denúncia disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo CPFL Energia, pelo site, e-mail ou via telefone.

Atuação preventiva

O Grupo CPFL Energia desenvolve ativamente uma estratégia de monitoramento e análise do perfil de consumo de seus clientes, de modo a identificar possíveis variações no consumo de energia elétrica que indiquem perdas comerciais.

Desde 2016, esse trabalho foi fortalecido com o projeto da telemedição dos grandes clientes industriais e comerciais do Grupo. Mais 26 mil medidores inteligentes foram instalados nestes consumidores, possibilitando o monitoramento em tempo real do consumo de energia e tornando mais eficaz o processo de identificação de fraudes.