A CPFL Piratininga (SP) intensificou a fiscalização contra fraudes e furtos de energia nas cidades da região de Indaiatuba, tendo registrado um crescimento de 76% no número de irregularidades identificadas no ano passado em relação a 2017, passando de 1.667 para 2.927 casos.
A cidade de Itu foi a que registrou o maior número de irregularidades identificadas, alcançando a marca de 929 ocorrências, acréscimo de 133,4% em relação a 2017. Em segundo lugar ficou Iperó, com 856 casos, seguido por Indaiatuba, com 536 ocorrências de fraudes e furtos.
No ano passado, considerando as cidades de Indaiatuba, Boituva, Itu, Iperó, Salto e Porto Feliz, a distribuidora conseguiu recuperar 7.025 MWh de energia furtada, volume suficiente para abastecer 3.903 famílias compostas por até quatro pessoas pelo período de um ano, ou o equivalente ao consumo de uma cidade do porte de Saltinho, no interior de São Paulo.
Nos últimos anos, a CPFL Piratininga tem intensificado a fiscalização contra irregularidades em todos os municípios atendidos pela concessionária, que aumentou em 79,7% as inspeções na rede, chegando a 163,832 mil incursões no ano na comparação com as 91,125 mil inspeções executadas em 2017.
Atualmente, a taxa de sucesso é de 21,5%, ou seja, para cada cinco fiscalizações realizadas, as equipes encontram uma fraude. Isso significa que, em 2018, a distribuidora identificou 35,352 mil casos de irregularidades, recuperando 84.847 MWh de energia, o equivalente à demanda energética da cidade de Cubatão.
Segundo o Diretor Comercial da CPFL Energia, Roberto Sartori, o resultado é fruto da maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo, que adotou novas tecnologias e mais inteligência em seus processos de monitoramento e análise. Segundo ele, esses investimentos têm sido um grande aliado na identificação das anormalidades nas redes da distribuidora.
“O trabalho realizado em conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais também tem se mostrado fundamental nas operações que visam o combate às fraudes e ligações clandestinas. Todas essas ações nos ajudam a identificar um número maior de irregularidades em 2018”, comentou Sartori.
Atuação preventiva
O Grupo CPFL Energia desenvolve ativamente uma estratégia de monitoramento e análise do perfil de consumo de seus clientes, de modo a identificar possíveis variações no consumo de energia elétrica que indiquem perdas comerciais.
Desde 2016, esse trabalho foi fortalecido com o projeto da telemedição dos grandes clientes industriais e comerciais do Grupo. Mais 26 mil medidores inteligentes foram instalados nestes consumidores, possibilitando o monitoramento em tempo real do consumo de energia e tornando mais eficaz o processo de identificação de fraudes.
Apesar das ligações irregulares (perdas comerciais) representarem menos de 2% do total da energia distribuída em sua área de concessão, a CPFL Energia trabalha para diminuir ainda mais este índice visando reduzir o encarecimento da conta de luz dos consumidores, manter a qualidade dos serviços prestados pela companhia e garantir, por consequência, a segurança da população.