A Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) foi certificada com o Selo Verde do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, na categoria Gestão Socioambiental Responsável da 11ª edição do Prêmio Chico Mendes 2018. O certificado é um reconhecimento da ONG às empresas que, por meio de programas e ações, buscam o equilíbrio econômico, social e ambiental ao implementar melhorias na região onde atuam. É a segunda vez que a CHTP conquista a certificação, a primeira foi em 2014.
Para receber a certificação, a companhia passou por um criterioso processo de avaliação, realizado por técnicos do Instituto Chico Mendes, que analisaram a política socioambiental implantada no empreendimento, o atendimento à legislação vigente, programas de comunicação e educação ambiental, a gestão de pessoas, de recursos hídricos, de resíduos, de energia e mudanças climáticas e biodiversidade, baseadas na lei 10165/2000. O certificado tem validade até dezembro de 2019.
Para a diretora Administrativa e Financeira da CHTP, Ana Graciela Granato, o reconhecimento da empresa pelas práticas e relação com a população e meio ambiente se consolida com a usina que gera energia limpa e renovável para milhões de famílias, indústrias, hospitais e escolas, entre outras unidades consumidoras, buscando minimizar os riscos de racionamento de energia e contribuir para o desenvolvimento do país. “Junto com a implantação do empreendimento veio uma gestão voltada ao desenvolvimento de práticas sustentáveis que fazem parte de nossas metas, da missão e dos valores da usina Teles Pires”, destacou a diretora.
Apesar do grande potencial de geração de energia, capaz de abastecer uma cidade com cerca de cinco milhões de pessoas, a UHE foi construída na divisa dos estados de Mato Grosso e Pará em sistema “fio d’água”, o que reduz a quantidade de áreas alagadas e diminui os impactos ambientais.
A Companhia ainda desenvolve 44 programas socioambientais previstos no Licenciamento Ambiental, que envolvem estudos e atividades de educação ambiental, recomposição florestal, proteção de Áreas de Preservação Permanente (APP), fomento de atividades econômicas, monitoramentos e preservação da fauna, flora e meio físico (ar, água e solo), entre outras atividades, nos municípios de Jacareacanga (PA), Paranaíta e Alta Floresta (MT). Além de 12 programas socioambientais voltados às populações indígenas da região.
Com uma gestão voltada à qualidade operacional, ambiental e de saúde e segurança ocupacional, a CHTP também possui as certificações das normas ABNT/NBR/ISO 9001:2015, ABNT/NBR/ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007, uma conquista de poucas organizações no mundo.
Além do selo, a empresa vai receber o Prêmio Chico Mendes 2018. A cerimônia de entrega será realizada no mês de março em Curitiba. A CHTP é controlada pelo Grupo Neoenergia (51%), que tem como sócias as estatais Eletrosul (24,5%) e Furnas (24,5%), ambas do Grupo Eletrobras.