Se você tem uma banda de rock ou pop rock e sonha algum dia tocar num grande festival, já pode se preparar, pois estão abertas as inscrições da quarta edição do EDP Live Bands Brasil, concurso que premiará os artistas vencedores com a oportunidade de se apresentar no NOS Alive’19, um dos maiores festivais de música da Europa, e que acontecerá de 11 a 13 de julho em Lisboa, Portugal. Além da participação no evento internacional, a Banda vencedora também poderá gravar seu próprio CD.
As inscrições correm até 12 de março e, para participar, os grupos deverão cadastrar uma canção original no site do concurso. Na plataforma interativa, que conta com interface para o Facebook, estarão disponíveis áudios e vídeos das bandas participantes. Das 36 semifinalistas, 10 serão selecionadas por votação popular e 26 pelo júri do concurso, levando em consideração critérios como originalidade, qualidade técnica e musical.
Os escolhidos para a fase semifinal serão divulgados no final de março, quando a segunda fase das votações terá início. Ao todo, oito bandas chegarão à grande final, das quais três serão selecionadas por votação online e cinco pela comissão do concurso. Os finalistas se apresentarão ao vivo no dia 27 de abril, no Bourbon Street Music, em São Paulo, para que o júri escolha a banda vencedora.
A competição, que desde a sua criação já recebeu inscrições de mais de 6.500 bandas, é realizada em Portugal desde 2014. Na Espanha, o concurso será sediado pela segunda vez.
O EDP Live Bands Brasil é fruto da parceria entre a EDP, companhia que atua em todos os segmentos do setor elétrico, e a produtora de eventos Everything is New, com apoio institucional da Revista Lounge.
Para Paulo Campos Costa, diretor de comunicação do Grupo EDP, a iniciativa conecta bandas brasileiras independentes ao que acontece no cenário musical europeu. “Usar a energia da música para aproximar pessoas e nações é a grande missão desse concurso”, destaca o executivo.
Do Brasil para Portugal
No último ano, a banda carioca Sound Bullet foi a grande vencedora do concurso no Brasil. O projeto musical foi iniciado em 2009 pelo cantor e guitarrista Guilherme Gonzalez, ao lado do baixista Fred Mattos e do baterista Pedro Mesquita. Na sequência, as entradas de Henrique Wuensch e de Rodrigo Tak-ming nas guitarras tornaram a banda um quinteto. Uma sonoridade de cordas pulsantes, aliada a uma bateria enérgica e um vocal expressivo – essa é a marca musical da Sound Bullet.
A edição do ano passado se destacou pela grande qualidade das bandas finalistas, o que fez com o que os jurados decidissem conceder uma menção honrosa além do prêmio de grande vencedor. O destaque foi para Bibiana Petek, uma artista de Porto Alegre com um percurso musical que remonta à sua infância. Aos 20 anos, lançou o seu primeiro álbum autoral, “Dengo” e, em 2014, foi escolhida como uma das jovens cantoras mais promissoras do Brasil no Prêmio Deezer – ABMI de Novos Talentos, no Rio de Janeiro. Tanto a Sound Bullet como Bibiana Petek tiveram a oportunidade de integrar o lineup do renomado festival NOS Alive, em Portugal.