A Sterlite Power recebeu do Ibama a licença ambiental para um dos maiores projetos da empresa no Brasil. O projeto contempla a implantação de uma linha de transmissão de 1831 km entre os estados do Pará e Tocantins. Concedida na fase preliminar de planejamento e menos de um ano desde a assinatura da concessão, a licença prévia aprova a localização e concepção do projeto, atestando sua viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação. O projeto, conquistado no leilão da Aneel em dezembro de 2017, terá 4 mil torres e 32.000 km de cabos que vão contribuir para a expansão das interligações Norte-Sudeste e Norte-Nordeste, além de parte do escoamento de energia da UHE Belo Monte.
O empreendimento prevê a geração de 5.500 (início do projeto) a 8.000 (no auge da operação) postos de trabalho nos municípios de Anapu, Pacajá, Senador José Porfírio, Vítoria do Xingu, Curionópolis, Parauapebas, Itupiranga, Novo Repartimento, Marabá, Eldorado do Carajás, Floresta do Araguaia, Rio Maria, Sapucaia e Xinguara – no Pará – e Araguaína, Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Pau D’arco, Bernardo Sayão, Brasilândia do Tocantins, Colméia, Fortaleza do Tabocão, Guaraí, Itaporã do Tocantins, Miranorte, Pequizeiro, Presidente Kennedy e Rio dos Bois – no Tocantins. Em Curinópolis, por exemplo, onde será construída uma das subestações, estima-se a abertura de mais de mil posições de trabalho.
“Estamos felizes em avançar mais essa etapa do projeto. Conseguimos a L.P. em cerca de 7 meses, desde que protocolamos o pedido em julho de 2018. Esse é um prazo bom e mostra que temos um projeto consistente em desenvolvimento, com o endosso dos órgãos responsáveis”, disse Rui Chammas, CEO Brasil da Sterlite Power. “Avançar na execução de projetos tão importantes como Novo Estado, através da inovação e do uso das melhores tecnologias em transmissão de energia, respeitando as comunidades onde atuamos e com diligência, são nossas características e vamos continuar trabalhando para isso”, complementou.
Com a Licença Prévia emitida, a Sterlite Power se prepara para a próxima etapa, apresentar as respostas das condicionantes ambientais e solicitar a Licença de Instalação, que permite o início das obras no local.