O Sul da Bahia registrou três desligamentos que somaram 472 MW de carga na última quarta-feira, 20 de fevereiro. A informação consta na edição do Informativo Preliminar Diário da Operação (IPDO) do referido dia, publicado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O Operador reportou que a primeira interrupção começou às 13:26 horas por conta do desligamento automático de um compensador estático (CE) da subestação Funil, da Chesf e da LT 230 kV Itapebi/Veracel. Em função da redução da tensão, houve uma variação de 250 MW da carga da Coelba na região, tendo sido restabelecida às 13:41 horas, segundo o ONS.

Um minuto depois uma nova redução da tensão foi verificada no sistema, causando o desligamento automático dos transformadores TR1 e TR6 de 230/138 kV da SE Funil e da LT Funil/Poções, em Vitória da Conquista, interrompendo 130 MW de cargas distribuídas pela Coelba, as quais foram restabelecidas às 13:58 horas.

Ainda de acordo com o boletim do ONS, às 14:34 horas um novo desligamento do CE da SE Funil e da LT Funil/Poções cortou 92 MW do SIN. Como medida imediata, foram transferidos 40 MW para a subestação Brumado II. Às 14:48 horas todas cargas foram normalizadas.