ONS: Desligamentos cortam 146 MW do SIN

Temporal é a causa mais provável para desarmes na SE Juiz de Fora 1 e de equipamentos da SE Santos Dumont 2, além de linhas de distribuição da Cemig-D, também afetadas

Ocorrências em parte da rede elétrica de Minas Gerais causaram a interrupção de 146,1 MW de cargas da Cemig-D e de consumidores industriais na área da Mantiqueira. A informação consta na última atualização do Informativo Preliminar Diário da Operação (IPDO), publicada nessa terça-feira, 26 de fevereiro, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De acordo com a publicação, às 18:50 horas da última segunda-feira, 25, foi registrado o desligamento automático do setor 138 kV da subestação Juiz de Fora 1, de posse da Cemig-GT, além do Transformador 345/138 kV e um Compensador Estático 1 345 kV da SE Santos Dumont 2 e de linhas de distribuição da Cemig-D. A causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que no momento das ocorrências chovia no local.

Segundo o Operador, durante o processo de normalização, foi registrado um novo desligamento de parte da SE Juiz de Fora 1, precisamente às 19:12 horas. A normalização dos equipamentos começou às 19:45 horas, sendo concluída às 20:39 horas. Já o restabelecimento das cargas iniciou às 20:18 horas, e foi devidamente finalizado às 20:58 horas.

O IPDO também informou o religamento, às 23:15 horas, da LT Quinta/Marmeleiro, da CEEE-GT, que estava indisponível desde 24 de fevereiro devido à queda de duas torres. Por sua vez, as cargas da CEEE-D, supridas pelas SEs Marmeleiro e Santa Vitória dos Palmares, e que também estavam interrompidas, foram restabelecidas às 23:19 horas.