A Eneva vendeu sua participação, equivalente a 30% do total de ações, na mina de carvão mineral Seival Sul Mineração para a Copelmi Participações, pelo valor de R$ 18 milhões. De acordo com o comunicado divulgado ao mercado na última segunda-feira, 25 de janeiro, o negócio também inclui um imóvel localizado no município de Candiota, no Rio Grande Sul, adicionando mais R$ 3 milhões a operação.
O acordo também prevê que, caso a Seival Sul Mineração venha celebrar contrato de venda de carvão para empreendimentos de geração elétrica, até 31 de dezembro de 2024, serão acrescidas mais três parcelas ao preço de venda das ações, desde que tais empreendimentos atinjam, isoladamente ou em conjunto, as capacidades instaladas de 315 MW, 630 MW e 945 MW. O preço e cada parcela de acréscimo eventual de preço, se houver, serão corrigidos pelo IPCA desde a data de assinatura do contrato até a data do efetivo pagamento.
A conclusão da operação está sujeita à aprovação pelo Conselho Administração de Defesa Econômica (CADE), o assentimento prévio do Conselho de Defesa Nacional (CDN) e as anuências prévias de financiadores no âmbito dos contratos de financiamento da Seival Sul Mineração.
A mina de carvão fica em Candiota, no Rio Grande do Sul. O imóvel vendido possui um terreno de 200 hectares. A Copelmi passará a ser a única acionista da Seiva Sul Mineração.