RGE investe R$ 10,3 milhões para modernizar SE no interior do RS

Aporte irá permitir ampliação em 63% da capacidade energética de Vacaria (RS) e região, atraindo novos investimentos para as localidades. Obras devem terminar em 2020

Através de um investimento previsto em seu Planejamento Estratégico para auxiliar o crescimento e desenvolvimento de cidades que configuram polos regionais, a RGE está transformando o cenário energético de Vacaria (RS) e mais oito municípios dos Campos de Cima da Serra. A companhia irá ampliar em 63% a sua capacidade instalada com o início das obras de modernização na Subestação Vacaria. O investimento total será de R$ 10,3 milhões. As obras já foram iniciadas e a previsão é de que sejam concluídas até o primeiro trimestre de 2020.

A ampliação da SE, além do aumento na capacidade, também reforça todo sistema elétrico da região e garante maior robustez em manobras de transferência de carga em caso de contingências. Atualmente, além de Vacaria, os municípios de Bom Jesus, Campestre da Serra, Esmeralda, Ipê, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra e São José dos Ausentes dependem, direta ou indiretamente, da SE Vacaria.

Para o Gerente de Engenharia da RGE, Roberto Pressi, esta obra de modernização serve para melhorar ainda mais os níveis de atendimento aos clientes da região. “Garantimos um fornecimento de energia confiável, permitindo a esses municípios que possam atrair mais investimentos para a região”, salientou Pressi.

A ampliação da SE Vacaria se deve à instalação de um novo transformador 20/26.6 MVA, além da substituição de outros equipamentos mais antigos por componentes novos, modernos e tecnológicos, como os alimentadores com disjuntores de uso externo e um módulo interbarras 23 kV. Além disso, a iniciativa promoverá a reconfiguração do barramento 138 kV, passando de Barra Simples para Barra Dupla. Este conjunto de ações amplia a confiabilidade na operação da subestação.