A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo fiscalizou a barragem da pequena central hidrelétrica Americana na última quarta-feira, 27 de fevereiro, e concluiu que as estruturas da usina estão em condições adequadas de segurança, manutenção e operação. A informação foi divulgada pela Agencia Nacional de Energia Elétrica em nota na última quinta-feira, 28.
A usina da CPFL Renováveis havia passado por vistoria em 2017, quando foram constatados problemas em sua estrutura. De acordo com a Aneel, a empresa informou aos fiscais da Arsesp ter concluído no ano passado a manutenção determinada após a fiscalização daquele ano.
A CPFL também elaborou o Plano de Segurança de Barragens e o Plano de Ação Emergencial da usinas, conforme previsto em lei. Entre as usinas fiscalizadas pela Aneel e por agências estaduais conveniadas, as de Americana e Pirapora, ambas em São Paulo, são as classificadas como de maior risco, em razão de problemas na estrutura. Pirapora ainda passará por uma nova avaliação da Arsesp, segundo a Aneel. A decisão da autarquia sobre a revisão da nota do empreendimento da CPFL deve sair somente em abril.