A CPFL Santa Cruz aplicou mais de R$ 108 milhões em 2018 no aumento dos níveis de conforto e de confiabilidade na prestação de serviço aos consumidores atendidos nos 45 municípios localizados em sua área de concessão. O destaque ficou para a soma de R$ 29,8 milhões investida na modernização, manutenção e expansão da rede elétrica e em projetos de eficiência energética em cinco municípios nos arredores de São Paulo.
Em Itapetinga, a distribuidora investiu R$ 11,3 milhões, sendo R$ 2,3 milhões destinados à ligação de 1.340 novos clientes no município, por meio da expansão do sistema elétrico e instalação de novos medidores. Já em relação aos aportes para aumento da capacidade da rede, foram reservados mais R$ 2,29 milhões.
Além da ampliação dos serviços, a companhia também direcionou R$ 1,51 milhão para manutenção da rede existente, com 189 obras executadas, contemplando 170 km de rede e a troca de 116 postes, além de transformadores e podas. Outros R$ 4,17 milhões foram para melhoria das redes, com a substituição de transformadores e mais de 8 km de rede convencional para compacta, um sistema formado por condutores isolados e com a proteção para queda de galhos, que bloqueiam o contato direto entre os cabos, aumentando a segurança.
Já São Miguel Arcanjo contou com um montante R$ 6,25 milhões no ano que passou, sendo R$ 2,4 milhões aplicados na melhoria das redes, com destaque para instalação de três novos religadores. Isso beneficiou diretamente 1.843 clientes. Outro R$1,6 milhão foi aplicado na ligação de 246 novos consumidores e à instalação de novos medidores.
Em relação a expansão do sistema, foram empreendidos mais R$ 1,1 milhão. Além da ampliação dos serviços, a CPFL Santa Cruz também deliberou R$ 1 milhão na manutenção da rede existente, com a execução de 199 obras, abarcando 178 km de rede e a troca de 163 postes, além realização de podas e instalação de transformadores.
Na cidade de Ourinhos, que faz divisa com o Paraná, a distribuidora investiu R$ 5,1 milhões, com a maior parte sendo direcionada à ligação de 882 novos consumidores. O restante foi reservado ao aumento da capacidade e melhorias do sistema elétrico, além de obras de modernização, com a substituição de transformadores e mais de 14 km de rede convencional para compacta. Para manutenção da rede, foram executadas 61 obras, com 69 km de rede e a troca de 92 postes.
Avaré também recebeu R$ 5,1 milhões para a expansão e melhorias em seu sistema energético. Do total investido na cidade em 2018, R$ 1,56 milhão foi designado à ligação de 451 novos consumidores. Outros R$ 2,7 milhões aplacaram melhorias nas redes, com a substituição de transformadores e mais de 6 km de rede nova, compacta. A empresa também empreendeu esforços para manutenção da malha, tendo executado 103 obras, entre 103 km de rede e a troca de 73 postes.
Por sua vez, em Itaí foi dedicado um total de R$ 1,8 milhão, com melhorias que reforçam a segurança do sistema para enfrentar o ciclo de tempestades no verão, uma vez que a malha de distribuição se torna menos suscetível a interferências externas. Houve também o acréscimo de 141 novos clientes no município.
Na avaliação de Marco Antônio Villela de Abreu, presidente da CPFL Santa Cruz, os recursos aplicados demonstram o empenho e foco de atuação da companhia em “oferecer excelência na prestação do serviço, ampliar a qualidade no fornecimento de energia e, o mais importante, garantir segurança aos clientes”, afirmou, dizendo estar comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico das cidades contempladas pelos aportes.
Atendimento ao cliente
O Grupo CPFL também tem trabalhado na digitalização dos seus canais de atendimento, no intuito de facilitar a vida dos seus consumidores. Houve a reformulação da versão desktop e mobile de seu site e o aplicativo “CPFL Energia”, disponível para download nas plataformas iOS, Android e Windows Phone.
Com as novas versões do site e aplicativo, o cliente pode registrar solicitações de serviço diretamente nesses canais, podendo consultar débitos, histórico de consumo, formular pedidos de religação e ligação nova, registro de reclamações de falta de energia, entre outros, com a mesma qualidade e segurança dos demais canais de atendimento.
A iniciativa integra o programa “Transformação do Atendimento”, que tem por objetivo ampliar a oferta de soluções digitais aos 9,4 milhões de clientes do Grupo CPFL nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. Os canais digitais da CPFL oferecem mais de 25 serviços, 24 horas por dia, sete dias por semana.