A RGE investiu R$ 2,7 milhões no último trimestre do ano passado em melhorias e reforços na rede elétrica de Santa do Livramento, no interior do Rio de Grande do Sul. Um das ações envolveu a troca de 485 postes de madeira foram substituídos por novas unidades de concreto.

A distribuidora também instalou 12 novos religadores automáticos e construiu 2,2 Km de rede nova, incluindo a colocação de cabos protegidos e multiplexados – com espaçadores entre os condutores, dificultando o toque entre eles e diminuindo as interrupções.

O investimento resultou ainda na instalação de religadores automáticos, hoje somando 43 em toda a cidade. Esses equipamentos são responsáveis por restabelecer a energia em um curto espaço de tempo quando a interrupção ocorre sem danos físicos na rede, auxiliando também o Centro de Operações na realização de manobras de carga quando há desligamentos para obras programada ou emergenciais.

Isso permite que a energia seja direcionada às redes de baixa tensão e chegue aos clientes por meio de outros circuitos.

A RGE investiu R$ 485 milhões em toda a sua área de concessão nos três primeiros trimestres do ano passado. De janeiro a setembro, a distribuidora promoveu obras de ampliação, melhoria e modernização da redes, com a substituição de 54 mil postes de madeira por concreto nos 381 municípios onde atua.